Pesquisar No Site
Prefeitura incrementa produção de hortaliças no CDP, com irrigação sustentável
Prefeitura incrementa produção de hortaliças no CDP, com irrigação sustentável
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, está dando prosseguimento ao Projeto “Horta Agroecológica”, que vem desenvolvendo em parceria com a Diretoria do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP).
Durante esta semana, a novidade no projeto, que dá ênfase à sustentabilidade, foi a instalação de um sistema de irrigação através de aspersores automáticos com timer. Trata-se de uma técnica utilizada na agricultura de precisão, com a finalidade de economia de recursos naturais, um tema muito atual e importante, pois visa a utilização da água com responsabilidade ambiental.

Foto: Divulgação
A irrigação por aspersão capta água de um determinado local e com um conjunto denominado motobombas, impulsiona água sob pressão por tubulações hidráulicas e acessórios, que no final, é distribuída às plantas umedecendo somente o necessário.
Segundo o Secretario Marcel Giorgetti, este projeto, que foi batizado de “Reação em Cadeia”, é positivo pois leva não só educação ambiental aos presos como também incentiva a ressocialização entre eles. “Destacando que a produção causa efeitos sociais que atravessam as muralhas do CDP, porque abastece generosamente o nosso Banco de Alimentos com parte do que é produzido internamente”.
Segundo o Diretor de Agricultura e Pesca, William Xavier, a capacidade atual de produção de hortaliças é de 1.500 unidades por mês, podendo aumentar com a continuidade dos módulos do projeto, que é muito mais ambicioso se for estendido a estudos de áreas acadêmicas, com parcerias que estão por vir.
Veja Também Recentes
Moradores do Alto do Getuba recebem títulos de regularização fundiária
Em uma noite marcada pela emoção, 22 moradores de um núcleo formado por 42 lotes receberam o título de regularização. Muitos esperavam o documento havia quase 30 anos. A solenidade de entrega foi realizada na segunda-feira (6) no Polo Cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no bairro
Equipes sub-18 e sub-20 de Caraguatatuba avançam às semifinais em competições regionais de voleibol
As equipes sub-18 e sub-20 de voleibol de Caraguatatuba garantiram vaga nas semifinais de suas respectivas competições após mais uma rodada de bons resultados no último domingo (28). Pela categoria sub-18, Caraguatatuba venceu Arujá por 2 sets a 0 e confirmou a classificação para a semifinal. A equipe segue com
NOTA OFICIAL – ATENDIMENTO PRESENCIAL SUSPENSO NA SECRETARIA DE HABITAÇÃO
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento presencial na Secretaria de Habitação, na Avenida Guaporé, nº 955, no bairro Indaiá, está suspenso. A equipe de servidores ao chegar para trabalhar, na manhã desta terça-feira (30), se deparou, com o centro de medição de energia elétrica vandalizado, os cabos cortados
GCM amplia ações preventivas e mantém presença constante em bairros e espaços públicos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba mantém atuação diária e intensifica o patrulhamento preventivo em todas as regiões do município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação da ordem pública. Ao longo do mês de julho de 2026, além de atender às ocorrências registradas pelos
Operação Caraguá Segura fiscaliza adegas durante fim de semana, apreende menores e produtos irregulares
A Operação Caraguá Segura reuniu, entre sexta-feira (3) e domingo (5), equipes do Governo Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM), polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária e Federal, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar em fiscalizações realizadas em adegas dos bairros Olaria, Centro e Sumaré. As ações resultaram na apreensão de adolescentes,