Pesquisar No Site

Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade

FOTO2-304104-2012-09-21-21-39-jpg
Prefeitura dá continuidade ao plantio de árvores em escolas da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou este ano as atividades do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau) realizando plantio de mudas nativas na EMEF dr. Carlos Rodrigues de Almeida (Indaiá) e na EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gerdelin (Poiares).

Uma das metas do plano é realizar o plantio de mais de 4 mil mudas de espécies nativas em torno de todos os prédios públicos, criando o chamado Espaço Árvore, necessário para o desenvolvimento da árvore, sem que suas raízes danifiquem a estrutura ao seu redor e que possibilita entrada de água de chuva e nutrientes. No ato do plantio, outra regra é o respeito às normas de acessibilidade.

O plantio faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas.

Atendendo a diretiva, Caraguatatuba está implantando um Projeto Piloto de Floresta Urbana, que recomenda o plantio de árvores em locais determinados: nas proximidades do Paço Municipal, na avenida principal do município, no centro comercial ou na escola pública de maior movimento.

“Com a aprovação do Plano Piloto, nossa intenção é prosseguir com o programa este ano, realizando o plantio nas escolas públicas do município”, conta o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti.

Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.

O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Cartilha:

No site da PMC encontra-se disponível a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. A cartilha contem informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.

Outra ação do PMAU é o Piloto de Floresta Urbana. Em outubro do ano passado, o Prefeito Aguilar Junior plantou uma muda de ipê na calçada em frente ao Paço Municipal. A escola Thomaz foi beneficiada com o plantio também.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024