Pesquisar No Site
Mutirão de Limpeza recolhe 100 quilos de micro lixo na praia da Mococa
Mutirão de Limpeza recolhe 100 quilos de micro lixo na praia da Mococa
Em apenas 2 horas, 100 quilos de resíduos foram recolhidos durante a ação de educação ambiental e mutirão de limpeza de praia realizada no último sábado (29/01), na praia da Mococa. A atividade faz parte da Campanha Verão no Clima, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
“A Mococa é uma praia bastante limpa no geral, o grande desafio aqui é o que chamamos de micro lixo. Aquele resíduo pequeno como bituca de cigarro, palito de sorvete e tampinha de garrafa. Coisas pequenas que causam grande impacto ao meio ambiente”, explicou Tatiana Scian, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A ação contou com a presença de voluntários, participantes da ONG SOS Mococa, monitores do projeto, vereador Professor De Paula, Polícia Ambiental e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além do apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Comunicação e Esportes, que sob orientação do Professor Waldir Manz, realizou uma atividade de alongamento FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva) antes do início dos trabalhos.
Segundo Tatiana, o objetivo das ações de educação ambiental é sensibilizar e orientar o descarte correto dos resíduos. “A Prefeitura realiza limpeza frequente nas praias, mas é preciso consciência individual. Se cada um cuidar do lixo que produziu, podemos mitigar essa problemática. Precisamos ser exemplo e conscientizar todos aqueles que curtem nossas praias a cuidar e preservar nosso meio ambiente”, ressaltou Tatiana.
Verão no Clima
A Campanha Verão no Clima acontece de 04 de janeiro a 14 de fevereiro, e tem por objetivo a educação ambiental para redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem.
Entre as ações programadas, já foram realizadas a Caminhada e o Mutirão de Limpeza. A Campanha segue com Pontos de educação ambiental, fixos e itinerantes nas principais praias da cidade: Martim de Sá (04/01 a 07/01 e 01/02 a 04/02), Centro (18/01 a 21/01 e 08/02 a 14/02), Indaiá (11/01 a 14/01) e Porto Novo (25/01 a 28/01), sempre das 8h às 18h.
Veja Também Recentes
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
“28ª Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” acontece de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba
O evento contará com barracas temáticas de arte, artesanato, literatura, moda, comidas típicas e apresentações culturais A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “28ª Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada
Caraguatatuba recebe mais de 1,5 mil pessoas para os Desafios e Travessias Aquamundo
Um dos grandes eventos de maratonas aquáticas realizado em Caraguatatuba no último sábado (19) recebeu em torno de 1.600 pessoas, entre atletas e espectadores. O chamado “Desafios e Travessias Aquamundo” já é uma tradição entre os atletas e movimentou a Praia da Cocanha, na região Norte. Apesar da previsão de
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.