Pesquisar No Site
Fotógrafos contam a história de Caraguatatuba em exposição no MACC

Fotógrafos contam a história de Caraguatatuba em exposição no MACC

Foto: JC Curtis
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre neste sábado (19/1), às 20h, a exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’. As imagens foram capturadas pelas lentes dos fotógrafos JC Curtis, Cláudio Gomes, Luis Gava e Gabriel Furtado, cada um retratando o lado mais bonito da cidade que é considerada a porta de entrada para o Litoral Norte.
São quase 50 fotos destacando as belezas naturais, pontos turísticos, praias e a história do povo caiçara. Elas ficaram expostas na sala Antonio Carelli até o dia 7 de abril. A exposição também tem a contribuição do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros.
“Pra mim é uma honra participar dessa exposição já que moro há anos em Caraguá”, conta JC Curtis, conhecido por Alemão e que há anos retrada a cultura da cidade.
Cláudio Gomes também é cinegrafista e suas fotos tem feito sucesso, especialmente quando utiliza o drone para retratar toda a beleza de Caraguá. “Ser convidado para esta exposição é o reconhecimento pelo meu trabalho”.

Foto: Luís Gava
Assim também pensa Luis Gava, fotógrafo concursado da prefeitura há cinco anos e que vê nessa exposição a chance de mostrar ainda mais a paixão que desenvolveu pela cidade.
Gabriel Furtado ficou reconhecido pelo vídeo que promoveu sobre Caraguatatuba e nele uma imagem que chamou muito a atenção: a reprodução de uma foto de onde hoje é o MACC, mas feita em 1920.
“Tive o carinho de pesquisar como e de onde essa foto foi feita quase 90 anos depois. Quase morri ao abraçar a cruz que fica na Igreja Santo Antonio, onde tive de subir para capturar a imagem e hoje é muita gratidão o que sinto porque esse trabalho me abriu as portas”.
O diretor do MACC, Alexander Palaiologos, conta que o objetivo da exposição é aproveitar essa temporada de verão e mostrar para os que moram na cidade e os que a conhecem pela primeira vez por que Caraguá é a Princesinha do Mar.
Janeiro também é o mês em que se comemora o Dia do Fotógrafo, por isso a iniciativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em fazer esta homenagem. “Temos fotógrafos excelentes na nossa cidade e região, por isso queríamos uma forma de mostrar nosso reconhecimento”, explica Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc.

Foto: Claudio Gomes
Um click
Paralela à exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’, o MACC também recebe a exposição de máquinas fotográficas ‘Um Click’, com acervo cedido por Valdemir Garcia, o Val da Banda, e que faz o público dar um mergulho na história entre as décadas de 20 e 90 com a evolução de uma das maiores invenções de todos os tempos: a fotografia.
A coleção conta com mais de 20 câmeras, entre elas, Pony Comera, da Kodak, Polaroid, Nikkormat, Ricoh Auto, Zenza Bronca, Canon e Yashica.
Serviço
Exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’
20/1 – 20h – Abertura
De 21/1 a 10/2 – Funcionamento, de terça a sábado, das 13h às 21h
De 11/2 a 7/4 – Funcionamento, de terça a sábado, das 10h às 18h
Exposição ‘Um Click’
Funcionamento, até 06/4 de terça a sábado, das 10h às 18h
Local: MACC
Endereço: Rua Altino Arantes, s/n, Centro, Caraguatatuba
Veja Também Recentes

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de