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Caraguatatuba prossegue com Campanha “Não Dê Esmola, Dê Futuro”
Caraguatatuba prossegue com Campanha “Não Dê Esmola, Dê Futuro”
A Campanha “Não Dê Esmola, Dê Futuro”, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, continua este ano com as abordagens e acolhimento da população adulta em situação de rua.
Desde o início de janeiro, mais de 600 pessoas foram atendidas. Destas, 380 foram encaminhadas ao município de origem e 240 acolhidas na Casa Transitória.
As abordagens são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h; sábado das 8h às 20h e domingo, das 8h às 17h.
A Campanha iniciou em outubro de 2017 e até o mês de dezembro realizou mais de 2 mil abordagens. Cerca de 900 pessoas foram acolhidas na Casa Transitória e outras 300 retornaram à cidade de origem.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.
“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.
Crianças e adolescentes nesta situação devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar (12) 3887-1602 (Região Sul) ou (12) 3882-1690 (demais regiões).
Atendimento passo a passo
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.
A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.
Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887 – 6287
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882 – 5236
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