Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável

Alunos do 6º ano da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem sobre posse responsável
Como a maioria dos alunos possuem animais domésticos, gatos e cachorros, professores de Ciências dos 6º anos da rede municipal de ensino, em parceria com funcionários Centro de Controle de Zoonoses, fizeram um trabalho em sala de aula, no segundo semestre letivo, sobre Posse Responsável.
Posse responsável é um conjunto de atitudes de um dono de animais domésticos (gatos e cachorros) como higiene, carinho, atenção, aplicação de vacinas, consultas com um veterinário, alimentação adequada, local adequando para dormir e também fazer suas necessidades fisiológicas, entre outras ações.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
As crianças também aprenderam o significado de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem), quais seriam esses animais (rato, lacraia, abelha, vespa, aranha, barata, carrapato, pulga, escorpião, mosca, etc.) e algumas doenças que poderiam ser transmitidas e os danos que poderiam causar a nossa saúde.
Foi explicado ainda o conceito de Zoonoses, que são doenças de animais transmitidas ao homem, dentre elas, destacamos a raiva, doença causada por vírus relacionada aos animais de estimação como o cachorro e gato e também por morcegos. Os estudantes entenderam as formas de transmissão da doença e ainda levar à morte, se a pessoa não procurar assistência médica com urgência.
Os alunos comentaram que nas campanhas anuais de vacinação na cidade para prevenir contra a raiva, a maioria deles leva os cachorros e gatos para vacinar. Eles também tiraram suas dúvidas sobre como funciona a colocação de chip por meio do Centro de Zoonoses da cidade.
A professora de Ciências, Patrícia Silva, da EMEI/EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras), que participou do projeto, desenvolveu com os alunos diversas atividades relativas à posse responsável. O trabalho teve o lema “Animal de estimação levamos no coração”.
Os educandos assistiram ao filme “Um dia de Cão”, do Maurício de Sousa, estrelado pela Turma da Mônica. O filme relata a história do personagem Cebolinha, que pede para tornar-se cão para não fazer as tarefas de casa, entretanto, ao ter o pedido atendido, vai para a rua, onde sofre vários abusos e termina em um Centro de Vigilância Sanitária.
“Eles pesquisaram a maneira adequada de tratar dos animais: como deve ser realizada a alimentação dos animais, a importância da vacinação, destacando a necessidade dessa prática para evitar a propagação de doenças. Também foi despertada a consciência para a prática de recolher as fezes dos animais, o que possibilita melhor condição sanitária para a cidade e evita fatores potenciais para a disseminação de zoonoses”, relatou Patrícia.
Veja Também Recentes

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento