Pesquisar No Site
ADIs e AAEs da rede municipal de Caraguatatuba participam de palestra sobre Divisão Disciplinar

ADIs e AAEs da rede municipal de Caraguatatuba participam de palestra sobre Divisão Disciplinar
A diretora da Divisão Disciplinar, Vera Albok, e a funcionária Elita Silva se reuniram com Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Agentes de Apoio Escolar (AAE) nessa quarta-feira (20), na Secretaria de Educação, no Indaiá.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
O objetivo do encontro foi o de explicar o funcionamento da Divisão Disciplinar e do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (Provas).
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, deu boas vindas aos participantes, mostrou os kits com livros infantis que serão entregues nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e disse que a capacitação em 2018 para a categoria continuará.
Os presentes receberam orientações ético-disciplinares e uma cópia da descrição dos cargos de ADI e AAE com tarefas, atribuições e responsabilidades e do Estatuto do Servidor. Elita Silva ressaltou ainda que os interessados podem entrar em contato por email para esclarecer dúvidas.
Na sequência, a palestrante apresentou um vídeo sobre a importância da Primeiríssima Infância (0 a 3 anos) para a formação da linguagem, memória, controle do comportamento, sucesso na alfabetização e prevenção de doenças futuras como obesidade e diabetes.
“Vocês lidam com vários tipos de famílias com cultura, religião e situação socioeconômica diferentes. Então tem que haver compromisso e parceria de vocês com professores e equipe gestora para que as funções sejam bem desempenhadas. O trabalho dos ADIs e Aas é fundamental para a formação da criança e deve ser exercida com amor, zelo e responsabilidade”, ressaltou Elita.
Já Vera Albok explicou sobre advertência, suspensão e processo disciplinar em decorrência de situações distintas como uso insistente do celular durante o expediente, vocabulário inadequado, tom de voz, descumprimento do planejamento educacional, vestuário inapropriado, insubordinação, indisciplina, abandonar do local de trabalho, chegar atrasado ou sair mais cedo sem aviso prévio, entre outras questões.
“Anotem todos os fatos ocorridos com as crianças enquanto elas estão sob a responsabilidade de vocês. Se caiu, vomitou, cuspiu ou mordeu o coleguinha, enfim, cada detalhe é importante caso seja instaurado uma sindicância, mediante reclamação dos pais ou responsáveis”, observou a diretora.
A ADI da EMEI/EMEF Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim), Edy Leme, há cinco anos no cargo, disse que a reunião foi excelente para prestar esclarecimentos. A colega do CEI Profª Maria Elma Mansano (Tinga), Ariane de Lemos, que focará mais no relatório diário das crianças.
A diretora da Divisão Disciplinar ainda explicou como funciona o Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (Provas).
O Provas tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química. O Provas tem duração de até 24 meses ou mais onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico.
O Programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 com alterações feitas pelo Decreto Municipal 267/2017. Participam junto com a CMPA e Divisão Disciplinar do Provas as Secretarias de Administração, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Esportes, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Fundo Social de Solidariedade.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos