Pesquisar No Site

SIPAT da Prefeitura de Caraguatatuba encerra na próxima terça-feira (5)

DSC_0026
SIPAT da Prefeitura de Caraguatatuba encerra na próxima terça-feira (5)

As atividades alusivas à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Prefeitura de Caraguatatuba começaram no dia 21 de novembro e continuam até o dia 5 de dezembro. A abertura oficial da SIPAT ocorreu na manhã desta terça-feira (28/11), no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Cerca de 140 servidores de diversas secretarias participaram das palestras no período.

SIPAT da Prefeitura de Caraguatatuba encerra na próxima terça-feira (5)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

O secretário de Administração, Ricardo Romera, representando o prefeito Aguilar Junior, e o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Marcos Eduardo Franco, deram início ao ciclo de palestras.

O secretário de Administração disse que a SIPAT é comum em empresas de grande porte. “A Prefeitura de Caraguatatuba, maior empregadora do Litoral Norte, nunca tinha feito uma SIPAT, essa é a primeira vez. Espero que sejam multiplicadores das informações colhidas aqui. A segurança de vocês é uma das nossas preocupações diárias”, destaca.

De acordo com o presidente da CIPA e responsável pelo administrativo da Divisão da Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), Marcos Eduardo Franco, as atribuições da comissão vão além da fiscalização. “Temos um trabalho contínuo na prevenção dos acidentes, saúde e segurança do servidor. A CIPA está aberta a sugestões para aprimorar suas atividades”, ressalta.

Palestras                     

Os técnicos de segurança do trabalho da DMST, Manoel Fabiano Bueno Schoitzar e Helivelton Medeiros dos Santos, falaram sobre “Acidente de Trabalho x Acidente de Trajeto”, com ênfase nas diferenças, direitos e deveres em cada caso.

O empresário e leader coach, Clodoaldo Guimarães ministrou a palestra “Princípios Saudáveis do Relacionamento”. O palestrante abordou os princípios da capacidade, comparação e experiência para um trabalho feliz. Guimarães também é teólogo e pastor. O cronograma da manhã se repetiu à tarde.

 

SIPAT da Prefeitura de Caraguatatuba encerra na próxima terça-feira (5)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Primeira Semana – Na terça, quarta e quinta (21, 22, 23/11), os técnicos de segurança do trabalho da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), Manoel Fabiano Bueno Schoitzar e Helivelton Medeiros dos Santos ministraram a palestra “Noções Básicas de Segurança no Trabalho e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI)” para os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e Regional Norte. O bate-papo continua na quinta e terça-feira (30/11 e 5/12), às 7h30, nas Regionais Norte e Sul, respectivamente.

 

Inicialmente, as ações começariam no dia 28 de novembro, mas a CIPA decidiu ampliar o cronograma da semana para atender um número maior de funcionários. Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro, a programação da traz palestras e treinamentos relacionados ao tema.

29 de novembro

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar realiza do Treinamento para Formação de Brigada de Incêndio com os servidores municipais no dia 29 novembro, das 8h às 13h, na Secretaria da Educação, e das 14h às 17h, no Teatro Mario Covas, no Indaiá. O objetivo é capacitar os funcionários para atuarem em uma situação de emergência no local trabalho para proteger a vida e o patrimônio, com base no Decreto Estadual nº 56.819/2011, que institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações, e a Instrução Técnica nº 17/2014 do Corpo de Bombeiros sobre a formação da brigada de incêndio.

1º de dezembro

A dupla de técnicos de segurança da DMST ministrará o Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio na Secretaria de Educação, no Indaiá. O aperfeiçoamento vai das 8h às 13h. A capacitação visa treinar os servidores para atuar em uma situação de emergência no local de trabalho. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8226.

 

Estatísticas de 2017 da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba

Secretaria  Número de Acidentes  Nº de Funcionários 
Secretaria de Saúde 21  464
Secretaria de Serviços Públicos 06  222
Secretaria de Educação 38 2.688
Outras Secretarias 15 1.758
Total 80 5.132

Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

29 de novembro (Quarta-Feira)

Treinamento para Formação de Brigada de Incêndio

8h às 13h – Secretaria de Educação/ Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá

14h às 17h – Teatro Mario Covas/ Av. Goiás, 187, Indaiá

 

30 de novembro – (Quinta-Feira)

7h30 – Palestra “Noções Básicas de Segurança no Trabalho e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”

Endereço: Regional Norte/Rua A1, n° 85 – Massaguaçu

1º de dezembro (Sexta-Feira)

8h às 13h – Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio

Endereço: Secretaria de Educação/ Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá

5 de dezembro – (Terça-Feira)

7h30 – Palestra “Noções Básicas de Segurança no Trabalho e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”

Endereço: Regional Sul/Av. José Herculano, n° 7.495 – Travessão

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em conjunto com a Sabesp e a Colônia de Pescadores Z8, realizou uma vistoria na Praia do Camaroeiro na última quarta-feira (28). O objetivo foi investigar e coletar amostras de uma substância presente na faixa de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024
IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais
IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais

O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, abre Editais de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital do SISU, edição 2024, para os cursos de Engenharia Civil e Processos Gerenciais. Os cursos têm duração de 10 semestres para Engenharia Civil e cinco semestres para Processos Gerenciais e serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 11/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes em todo Litoral Norte

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que o deslocamento de uma frente fria sobre o Litoral Norte do Estado de São Paulo contribui para que o tempo permaneça instável ao longo de toda a quarta-feira (06), em especial Caraguatatuba. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 06/03/2024