Pesquisar No Site
Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba
Um dia inteiro para nadar na Prainha, em Caraguatatuba e conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) fez a diferença na vida dos 25 atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Taubaté.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Nem o mau tempo inibiu os pacientes, que aproveitaram a oportunidade para dar um mergulho na Prainha. Alguns nunca tinham visto o mar, como Diego G., que declarou estar realizando um sonho. Emocionado, Diego contou que sua família sempre vai à praia mas nunca o leva. “Por isso, vou aproveitar agora para dar mais um mergulho porque, daqui a pouco, a gente vai embora”.
O terapeuta educacional Marcelo Clemente de Paula explica que o passeio realizado hoje é um resgate social. “Esse grupo veio fazer o que a maiorias das pessoas do Vale do Paraíba faz com frequência, que é passear na praia. Trabalho com eles a organização das coisas, o cuidado com suas mochilas, a responsabilidade com todo o grupo”.
A educadora social Lucimara Marques e a assistente social Cintia Silva, ambas do Caps II, acreditam que a participação dos pacientes faz com que eles se empoderem. “Eles mesmos pagaram sua viagem, visto que todos têm algum tipo de benefício assistencial ou social. Eles receberam recibo, parcelaram o valor. Tudo decidido por eles, em uma assembleia”.
Cintia conta que foram abertas algumas vagas para os que não podiam pagar, “mas os que não pagaram desistiram do passeio. Isso mostra que o comprometimento com a proposta gera uma responsabilidade e isso se torna mais valioso”.
Depois do banho de mar, o grupo foi ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para uma chuveirada. No período da tarde, os visitantes foram ao MACC, que está fazendo uma exposição em homenagem ao Dia do Radialista.
“Já estamos planejando outros passeios porque esse foi muito positivo”, diz Marcelo Clemente de Paula.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, é uma alegria receber essas pessoas que vieram visitar Caraguatatuba “O Prefeito Aguilar Junior nos pediu muita atenção e todo apoio para que seja tudo tranquilo e muito bom”.
O Caps Taubaté
O Caps faz atendimento direcionado às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo). Além da assistência médica e medicamentosa, o CAPS II oferece a seus usuários diversos tipos de atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividade comunitária, atividade artística, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.
Veja Também Recentes

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na