Pesquisar No Site

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Publicado em: 22/11/2017
DSC_0059
Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Um dia inteiro para nadar na Prainha, em Caraguatatuba e conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) fez a diferença na vida dos 25 atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Taubaté.

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Nem o mau tempo inibiu os pacientes, que aproveitaram a oportunidade para dar um mergulho na Prainha.  Alguns nunca tinham visto o mar, como Diego G., que declarou estar realizando um sonho. Emocionado, Diego contou que sua família sempre vai à praia mas nunca o leva. “Por isso, vou aproveitar agora para dar mais um mergulho porque, daqui a pouco, a gente vai embora”.

O terapeuta educacional Marcelo Clemente de Paula explica que o passeio realizado hoje é um resgate social. “Esse grupo veio fazer o que a maiorias das pessoas do Vale do Paraíba faz com frequência, que é passear na praia. Trabalho com eles a organização das coisas, o cuidado com suas mochilas, a responsabilidade com todo o grupo”.

A educadora social Lucimara Marques e a assistente social Cintia Silva, ambas do Caps II, acreditam que a participação dos pacientes faz com que eles se empoderem. “Eles mesmos pagaram sua viagem, visto que todos têm algum tipo de benefício assistencial ou social. Eles receberam recibo, parcelaram o valor. Tudo decidido por eles, em uma assembleia”.

Cintia conta que foram abertas algumas vagas para os que não podiam pagar, “mas os que não pagaram desistiram do passeio. Isso mostra que o comprometimento com a proposta gera uma responsabilidade e isso se torna mais valioso”.

Depois do banho de mar, o grupo foi ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para uma chuveirada. No período da tarde, os visitantes foram ao MACC, que está fazendo uma exposição em homenagem ao Dia do Radialista.

“Já estamos planejando outros passeios porque  esse foi muito positivo”, diz Marcelo Clemente de Paula.

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, é uma alegria receber essas pessoas que vieram visitar Caraguatatuba “O Prefeito Aguilar Junior nos pediu muita atenção e todo apoio para que seja tudo tranquilo e muito bom”.

O Caps Taubaté

O Caps faz atendimento direcionado às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo). Além da assistência médica e medicamentosa, o CAPS II oferece a seus usuários diversos tipos de atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividade comunitária, atividade artística, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba vence competição de Muay Thai em São Paulo
Atleta de Caraguatatuba vence competição de Muay Thai em São Paulo

A atleta da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes e Recreação, Maria Eduarda, de 19 anos, conquistou mais uma vitória pelo Muay Thai no último domingo (31/07). A lutadora disputou um dos principais campeonatos da modalidade no Brasil, o War Muay Thai Fight, realizado em Santo Amaro (SP).

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/08/2022
Ciapi de Caraguatatuba realiza tradicional Festa Julina dos idosos e PcDs nesta sexta-feira
Ciapi de Caraguatatuba realiza tradicional Festa Julina dos idosos e PcDs nesta sexta-feira

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) realiza nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, sua tradicional Festa Julina para o público que frequenta o Centro Dia e o Centro de Convivência e também para a comunidade. A entrada é gratuita. Com comidas e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 26/07/2022
Empresas podem aderir ao clube de descontos da Prefeitura de Caraguatatuba
Empresas podem aderir ao clube de descontos da Prefeitura de Caraguatatuba

O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Administração continua recebendo propostas de empresas interessadas em participar, gratuitamente, do “Clube do Servidor de Caraguatatuba”. O Programa Clube do Servidor oferece descontos aos servidores públicos municipais, ativos e inativos, na aquisição de produtos e serviços de educação, saúde, lazer, qualidade de vida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/07/2022
Conseg debate crimes digitais em reunião ordinária de quarta-feira
Conseg debate crimes digitais em reunião ordinária de quarta-feira

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) realiza, nesta quarta-feira (13), às 19h30, uma reunião presencial para discutir sobre crimes digitais, descuidos e vantagem alheia. O debate será na Videoteca Lucio Braun, 1,107, no Centro. A reunião deverá abordar os aspectos e questões polêmicas a respeito dos delitos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/07/2022
Festival de Artes Marciais espera receber 2 mil atletas de Caraguatatuba no CEMUG
Festival de Artes Marciais espera receber 2 mil atletas de Caraguatatuba no CEMUG

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no dia 13 de agosto (sábado), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o Festival de Artes Marciais 2022. A competição tem previsão para iniciar às 8h, com desfile de abertura, e deve reunir cerca de 2

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/07/2022