Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”

Caraguatatuba lança Campanha “Não dê esmola, Dê Futuro”
Com o objetivo de orientar às instituições sociais que reconhecidamente desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, Caraguatatuba lançará nesta segunda-feira (9/10) a Campanha “Não dê esmolas. Dê futuro”. O lançamento do programa será no auditório da Fundacc, às 14h.
O foco principal da ação serão entidades religiosas e filantrópicas e associações que fazem trabalho voluntário com este segmento. O evento será aberto ao público.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, afirma que a adesão de toda a sociedade na campanha é de extrema importância.
“Queremos orientar estas associações e aos próprios munícipes a ajudarem de maneira correta, que é por meio do contato com a Casa Transitória Luz do Caminho ou com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social) para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”, destaca.
Casa Transitória
De acordo com Fontes, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com a equipe da Casa Transitória Luz do Caminho que tomará com as devidas providências.
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas. A partir daí, elas são encaminhadas à casa para receber todo o suporte, com a inclusão de quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. São também fornecidos produtos de higiene pessoal e banho. Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Casa Transitória Luz do Caminho é a entidade conveniada com o município para acolher oficialmente às pessoas em situação de rua. A população que deseja ajudar deve encaminhar estes cidadãos ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ou entrar em contato diretamente com a Casa Transitória. Crianças e adolescentes nesta situação devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar (12) 3887-6287.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882-5236
Veja Também Recentes

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25