Pesquisar No Site
Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba
Cerca de 700 jovens fizeram d juramento à Bandeira Nacional na manhã desta quinta-feira (14/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. Os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores foram dispensados do Exército Brasileiro por excesso de contingente.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
A solenidade contou com a participação do prefeito de Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o tenente do exército Carlos Fernando de Oliveira; do comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), tenente-coronel PM César Eduardo Ferreira; 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral Norte), capitão PM Newton Kruger Júnior; do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria; do secretário de Esportes e Recreação, João Silva de Paula; e dos vereadores Denis Guerra e Evandro do Nascimento, além de autoridades civis, militares e familiares dos adolescentes.
O tenente do Exército, Carlos Fernando de Oliveira, disse que os jovens fizeram um compromisso de dedicação integral à nação. “Não puderam ser recrutados por motivos alheios a nossa vontade, mas estão regularizados como Serviço Militar para cumprir as obrigações sociais, políticas e militares”, destaca.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre o maior símbolo do país. “Quando vocês nasceram, eu estava fazendo esse ato. A Bandeira do Brasil deve ser respeitada. Nunca se esqueçam da importância de estarem apostos para servir o país”, reforça.
O estagiário Matheus Santos de Sousa ressaltou o dever do Compromisso à Bandeira Nacional. “Caso seja necessário, estou disposto a defender o Brasil em uma guerra”.
O estudante Matheus Gomes Almeida manifestou o sentimento de honra de um guerreiro. “Ajudarei o país na batalha com o sacrifício da vida para proteger 207 milhões de habitantes, se for preciso.”

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Ao todo, 800 jovens nascidos em 1999 e anos anteriores se alistaram entre os meses de janeiro e junho de 2017. Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar e a justificativa de participação no evento poderão ser retirados na próxima segunda-feira (18/9), na Junta de Serviço Militar. O prazo máximo para retirada dos certificados de reservista é de 90 dias. Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados.
A final do evento, o secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria, e o assessor Osman de Souza Leite foram homenageados pela 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em função do trabalho desenvolvido nos períodos de alistamentos ao longo dos anos.
A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.
O juramento
Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”
A cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional atende as exigências do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,