Pesquisar No Site

Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias em ação do Dia Mundial de Limpeza

DSC_0064
Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias em ação do Dia Mundial de Limpeza
Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias em ação do Dia Mundial de Limpeza

Fotos: Luís Gava/PMC

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou no sábado (16/9) um mutirão de limpeza na praia do Camaroeiro até a Pedra da Freira, reunindo mais de 100 pessoas na ação.

A data também foi comemorada por diversas outras entidades e Ongs que estiveram nas praias Porto Novo, Flexeiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha. Entre papéis, plásticos, pontas de cigarro, isopor, vidros e outros agentes poluentes, foram retirados um total de 2,2 toneladas de resíduos. Só na praia do Camaroeiro, foram 570 Kg.

O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, juntamente com as Secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Esportes, Educação, Comunicação e Fundacc. Também participaram importantes parceiros como a Sabesp, o Colégio Adventista de Caraguatatuba, o Lions Clube Caraguatatuba Mar, as empresas Sineplast, Paradia Pão Vitória e Niltex Soluções em Suporte.

As atividades foram iniciadas às 8h com alongamento e orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Os voluntários receberam coletores, luvas, água e frutas.

Os irmãos Welisson, 10 anos, e Carlos, 8 anos, participaram da limpeza da praia em acompanhados pela mãe.

Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias em ação do Dia Mundial de Limpeza

Fotos: Luís Gava/PMC

Cada um deles conseguiu encher um saco com resíduos e estavam satisfeitos em cumprir a missão. “Estamos aqui para ensinar os adultos a não jogar lixo no chão”, disse o mais velho.

Para o irmão mais novo, não poluir a praia é defender a vida dos bichos do mar. “Já pensou se uma tartaruga engole essa tampinha de garrafa?”, questiona ele.

Indignada com a variedade de resíduos encontrados na areia, a voluntária Maria de Fátima Marques de Souza ressaltou que a limpeza da praia também cabe aos pescadores. “Eles também devem fazer a sua parte, pois o mar é o local de trabalho deles, eles dependem da vida marinha para sobreviver”.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, considerou positiva a ação na praia e destacou a dedicação e o apoio dos parceiros. Para ele, é importante que a Prefeitura consiga atrair a população para participar de atividades como essa.

Sobre a data

Mais de 2 toneladas de resíduos são retirados das praias em ação do Dia Mundial de Limpeza

Fotos: Luís Gava/PMC

O Dia Mundial de Limpeza de Praia é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). Esse dia foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy há 26 anos.

A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente e a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos, um elemento de extrema importância a vida.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Agentes da GCM de Caraguatatuba prendem mulher por trafico de drogas no bairro Jardim Jaqueira
Agentes da GCM de Caraguatatuba prendem mulher por trafico de drogas no bairro Jardim Jaqueira

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu uma mulher por tráfico de drogas durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de sexta-feira (10), na Praça dos Navegantes, no bairro Jardim Jaqueira, nas proximidades do Terminal Rodoviário do município. A região é alvo frequente de denúncias relacionadas ao comércio ilícito de

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/07/2026
21º Festival da Tainha atrai cerca de 20 mil visitantes e comercializa mais de 8 toneladas do pescado
21º Festival da Tainha atrai cerca de 20 mil visitantes e comercializa mais de 8 toneladas do pescado

O tradicional Festival da Tainha recebeu cerca de 20 mil visitantes entre os dias 9 e 12 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. Em sua 21ª edição, o evento, que celebra a gastronomia e a cultura tradicional caiçara, é uma iniciativa do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/07/2026
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba
Vigilância Sanitária apreende mais de 2,3 mil maços de cigarros irregulares em supermercado de Caraguatatuba

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba apreendeu 2.370 maços de cigarros irregulares durante uma inspeção de rotina em um supermercado localizado na região sul do município. Os produtos, fabricados no Paraguai, não possuem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), condição obrigatória para a comercialização no Brasil. Segundo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/07/2026
Camila Nhary, Iano Salomão, Armando Babaioff and Denise Del Vecchio in Tom at the Farm. Credit Alex Woloch
Caraguatatuba recebe espetáculo premiado “Tom na Fazenda” nesta sexta e sábado

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta sexta-feira e sábado (3 e 4/7), às 20h, o espetáculo “Tom na Fazenda”. Os ingressos  podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bd9jwjvy ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Baseado na obra “Tom à la Farme”,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/06/2026
Futebol municipal define finalistas da 3ª Divisão e movimenta categorias Master em Caraguatatuba
Futebol municipal define finalistas da 3ª Divisão e movimenta categorias Master em Caraguatatuba

Os Campeonatos Municipais de Futebol de Caraguatatuba tiveram mais um fim de semana de disputas, com partidas realizadas no sábado (11) e domingo (12). As rodadas das categorias Master 50 Anos, Master 60 Anos e 3ª Divisão reuniram atletas, comissões técnicas e torcedores em diferentes campos da cidade. As competições

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/07/2026