Pesquisar No Site

Amor e limites são as bases da boa educação, diz apresentadora do Programa Super Nanny

Publicado em: 21/09/2017
DSC_2799
Amor e limites são as bases da boa educação, diz apresentadora do Programa Super Nanny
 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

O Teatro Mario Covas de Caraguatatuba ficou lotado com pais e educadores em busca dos segredos da babá mais famosa da TV brasileira – a Super Nanny.

Em uma hora e meia, a pedagoga, apresentadora e escritora Cris Poli, 71 anos, abordou temas importantes na educação: amor, autoridade, limites, sentimento de culpa, tempo e valorização.

O prefeito Aguilar Junior deu boas-vindas à palestrante e ao público presente e reafirmou o compromisso do seu governo em investir na qualidade da educação no município.

O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, também reiterou o empenho em dialogar, com pais, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil no sentido de promover melhorias para todos os envolvidos na comunidade escolar.

A apresentadora de TV iniciou a palestra dizendo que entende a dúvida dos pais em agir de forma autoritária ou permissiva com os filhos. “A chave é obter o equilíbrio entre dar amor e dar limites. Vocês não têm que perguntar que horas uma criança quer dormir ou tomar banho, isso tem que ser regrado por vocês”, afirmou.

 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Cris Poli chamou a atenção para os sete primeiros anos de vida, período onde a criança mais aprende. “Nessa fase, as crianças são esponjinhas, absorvem tudo o que veem e escutam. As crianças olham para nós e aprendem por imitação. Portanto, cuidado com palavrões, tom de voz e comportamentos. Se vocês não querem que eles tenham determinado tipo de atitude, prestam atenção como vocês estão lidando com elas em casa e os professores na escola”.

De acordo com a pedagoga, dar limites é demonstrar amor. “Chamamos a atenção para não pular ou colocar o dedo na tomada é para que ela não se machuque. Mas isso não deve ser feito com “chacoalhões” pelos braços ou aos gritos”, ressaltou.

A hora da brincadeira também deve ser preservada como um momento de lazer, de troca de experiências e afeto entre pais e filhos.

Outra questão levantada pela educadora foi em relação às individualidades. “Pais e professores: não comparem seus filhos e seus alunos. Cada um tem seu talento, um dom e temos que ajudá-los nesse desenvolvimento. A parceria entre pais e escola é fundamental”, ressaltou.

O casal Cleonice e Eloir Albrecht têm três filhos: Evelin, 23 anos, Suelen, 20 anos, e Eloir Gustavo, 13 anos. “Duas coisas me chamaram a atenção: ela ter ressaltado os valores cristão nesse mundo, hoje, tão conturbado e também a importância de colocar limites”, declarou Cleonice.

O esposo Eloir apontou a qualidade do tempo que os pais reservam aos filhos: “Dar atenção, mostrar que se importa, dialogar é uma forma de demonstrar que valorizamos essa relação”.

 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Os auxiliares de desenvolvimento infantil, Camila Alves e Douglas Gomes, do CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), são estudantes de Pedagogia e acompanharam a palestra. Ambos concordaram que se educa pelo exemplo, com paciência e muito amor e sempre que os pais os abordam sobre o comportamento dos filhos, chamam a atenção para essa fórmula.

 

Outro casal presente foi Larissa e Samuel dos Santos, que levaram os filhos Chloe, quatro anos, e Caio, cinco meses. “Gostei quando ela abordou a presença de Deus na educação, o poder das palavras no dia-a-dia, o exemplos que damos e que a autoridade tem que ser conquistada e não imposta pelo medo”, concluiu Samuel.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação

Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio. Até a

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 06/10/2025
Caraguatatuba realiza Festival Municipal de Skate no domingo (5)
Caraguatatuba realiza Festival Municipal de Skate no domingo (5)

Caraguatatuba se prepara para celebrar a cultura urbana em grande estilo. No próximo domingo (5), a cidade será palco do Festival Municipal de Skate, na Pista de Skate de Caraguatatuba, localizada ao lado da Rua da Família, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – na Avenida da Praia. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/10/2025
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades

A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025
Caraguatatuba realiza reunião de integração em homenagem ao Dia dos Professores
Caraguatatuba realiza reunião de integração em homenagem ao Dia dos Professores

Professores da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba participaram, nesta quarta-feira (15), de uma reunião de integração em homenagem ao Dia dos Professores. O objetivo foi celebrar o trabalho e a dedicação dos profissionais que atuam nas diversas modalidades esportivas do município. Mais de 50 professores participaram do encontro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025
LDO 2026 e PPA 2026-2029 de Caraguatatuba são aprovados na Câmara Municipal
LDO 2026 e PPA 2026-2029 de Caraguatatuba são aprovados na Câmara Municipal

Os projetos de lei da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 de Caraguatatuba foram aprovados por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (30/9), na Câmara Municipal, no Centro. A Secretaria de Planejamento realizou três audiências públicas  descentralizadas do Plano Plurianual

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 01/10/2025