Pesquisar No Site
Nova diretoria do Conseg se reúne para discutir ações de segurança
Nova diretoria do Conseg se reúne para discutir ações de segurança
Membros do Conselho de Segurança da Região Sul (Conseg-Sul) de Caraguatatuba estiveram reunidos na última sexta-feira (18/08), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba. Foi a primeira reunião do Conseg-Sul depois da eleição da nova diretoria, realizada em maio, para o biênio 2017/2019.
Na pauta do encontro estavam em discussão as atividades do Conseg, os principais problemas de segurança da cidade e a necessidade de desenvolver campanhas educativas para que a população se engaje no enfrentamento dos problemas.
Participaram da reunião o vice-presidente do Conseg, Janos Majoros e o diretor do Conseg Centro/Sul, Nélson Alves Pinto. Também estiveram na reunião alunos do IFSP, a convite do professor Sidnei Ribeiro dos Santos (Ratier), que leciona no Instituto e já foi integrante do Conseg.

Foto: Márcia de Paula/PMC
Para Ratier, a participação de jovens nas reuniões do Conseg é uma forma de levar ao conhecimento da população as atividades da entidade. “Para muitos, é uma surpresa saber que existem grupos que trabalham pela segurança do município. São poucos os que sabem o que é e o que faz o Conseg”.
Informações fornecidas pela Polícia Militar e apresentadas pelos membros do Conseg apontam furtos de aparelhos celulares e bicicletas as principais questões de segurança em Caraguatatuba. “Grandes problemas são a soma de pequenos problemas e nós temos responsabilidade de resolvê-los enquanto são pequenos. Não podemos nos omitir!”, acredita Ratier.
O vice-presidente, Janos Majoros, falou sobre a importância das campanhas na conscientização da população para a necessidade de registrar boletins de ocorrência (BOs), inclusive de pequenos furtos. “Sem esses boletins de ocorrência, continuaremos sendo, para o Governo do Estado, um paraíso na terra. Somente os BOs podem dar uma ideia exata dos problemas vividos no município”.
Em Caraguatatuba, o Conseg é dividido em quatro núcleos: Norte, Centro/Norte, Centro/Sul e Sul. Os núcleos se reúnem toda segunda quarta-feira do mês, na Videoteca do Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Cândido Motta, 72, no Centro.
Veja Também Recentes
Rio Juqueriquerê pode ganhar roteiro turístico voltado à tradição caiçara
A tradição caiçara, a pesca artesanal e a riqueza ambiental de Caraguatatuba podem ganhar novas oportunidades de valorização com a possível implantação de um roteiro turístico de base comunitária no Rio Juqueriquerê, na região do Porto Novo. A proposta busca aproximar os visitantes do modo de vida das comunidades pesqueiras,
Caraguatatuba conta com 213 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 213 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recuperou, na manhã desta quarta-feira (7), uma motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de roubo, no bairro Travessão, Nova Caraguá I. Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu do Centro de Operações Integradas (COI) a informação sobre a localização da motocicleta na
Caraguatatuba promove atividades de conscientização sobre violência de gênero e direitos da população LGBTQIAPN+
Em alusão às datas de memória, conscientização e visibilidade da população LGBTQIAPN+ celebradas ao longo do mês de novembro, a Secretaria de Assistência Social promove uma série de atividades voltadas à reflexão sobre a violência de gênero, ao enfrentamento da homofobia e à valorização dos direitos da comunidade. As ações
Prefeitura de Caraguatatuba se prepara para El Niño com planejamento e prevenção na área da Saúde
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu, na terça-feira (20), as diretorias da pasta para alinhar estratégias de prevenção diante dos possíveis impactos do fenômeno climático El Niño, previsto para o ciclo 2026/2027. As equipes utilizarão uma ferramenta metodológica disponibilizada pelo Governo do Estado de São