Pesquisar No Site
Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava
Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava

Fotos: Claudio Gomes/PMC
A tragédia ocorrida em Caraguatatuba em março de 1967 foi uma das responsáveis pela organização e criação da Defesa Civil no Estado de São Paulo.
Cinquenta anos depois, a Gestão Integral dos Riscos de Desastres será tema de discussão na Estação Casa Amarela, no município de Caçapava (SP). O evento será no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 20h.
Participam da roda de conversa pesquisadores e estudiosos do assunto, entre eles, Daniela da Cunha Lopes e Olavo Sant’Anna Filho, autores do livro “O psicólogo na redução dos riscos de desastres”. A obra, que será lançada durante a cerimônia, pode contribuir para o entendimento do papel do psicólogo junto a gestão, as comunidades e no planejamento de ações que visam garantir cidades mais seguras.
Também participam do debate a psicóloga Lyani Vieira do Prado e o especialista em Gestão Global de Riscos e Políticas Públicas de Prevenção de Desastres, Victor Marchezini. Na ocasião, também será exibido o documentário “Catástrofe de 1967”.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, deverá participar do evento. “O assunto é de grande relevância para nossa cidade”, destaca ele.
Para Campos Junior, é necessário que municípios como Caraguatatuba (considerados resilientes, isto é, que têm capacidade de se reerguer depois de passar por tragédias) criem uma cultura de risco, adquirindo equipamentos, preparando pessoas e desenvolvendo núcleos de Defesa Civil em diversas regiões, principalmente nas áreas consideradas de risco.
“Nossa cidade tem um histórico de tragédia e já mostrou sua capacidade de se reerguer. Mas queremos aperfeiçoar essa capacidade levando a cultura de risco às escolas, aos bairros, a toda população para que todos saibam o quanto é importante a Defesa Civil e estejam preparados em situações adversas”.

Fotos: Divulgação
Catástrofe de 1967
A tragédia, provocada por chuvas intensas durante vários dias, dizimou, oficialmente, 436 pessoas, mas calcula-se extraoficialmente que desapareceram cerca de 4 mil pessoas.
Também desapareceram cerca de 400 casas sob a lama e as árvores que foram arrastadas pelo deslizamento da serra.
Estação Casa Amarela
Não é a primeira vez que a Catástrofe de 1967 é tema em questão na Estação Casa Amarela. Em julho, a exposição de fotografias “Lembranças do Cinquentenário da Catástrofe de 18 de março de 1967” ocupou as salas da Galeria Flamboyant levando registros importantes e comoventes da história do litoral paulista.
A Estação Casa Amarela fica na rua José Ludgero de Siqueira, 30 e 32, na Vila São João, em Caçapava.
Veja Também Recentes
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” movimenta Caraguatatuba nesta sexta-feira
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba recebe o tradicional “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, nesta sexta-feira (3), promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em parceria com entidades socioassistenciais que atuam no atendimento às
Minissérie “Contos no Macc” finaliza gravações e celebra identidade caiçara com inovação audiovisual em Caraguatatuba
A riqueza do folclore brasileiro e a tradição oral caiçara ganham nova vida na minissérie “Contos no MACC”. Após uma intensa imersão técnica e artística realizada durante as madrugadas de 20 a 22 de junho, a produção concluiu com sucesso sua etapa de filmagens no Museu de Arte e Cultura
Exposição de Antonio Carelli reúne grandes nomes da arte em noite de abertura no museu
Os curadores da exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” reuniram na noite de abertura, na última sexta-feira (3), amigos e artistas que acompanharam e trabalharam com o mestre durante sua permanência em Caraguatatuba; Mieko Ukeseki e Mario, de Cunha (SP), Fabio Sapede, gravador, e Carminha Sapede, encadernadora,
21º Festival da Tainha atrai cerca de 20 mil visitantes e comercializa mais de 8 toneladas do pescado
O tradicional Festival da Tainha recebeu cerca de 20 mil visitantes entre os dias 9 e 12 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. Em sua 21ª edição, o evento, que celebra a gastronomia e a cultura tradicional caiçara, é uma iniciativa do
Caraguatatuba realiza trabalho de revitalização da sinalização horizontal em vários bairros da cidade
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba continua o trabalho para revitalizar a sinalização horizontal em diversos pontos da cidade. Entre os locais que receberam a renovação da sinalização horizontal recentemente, incluindo faixas de pedestres, linhas de retenção e demarcação de vagas, estão a Avenida Frei Pacífico