Pesquisar No Site

Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava

Defesa Civil (2)
Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava
Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava

Fotos: Claudio Gomes/PMC

A tragédia ocorrida em Caraguatatuba em março de 1967 foi uma das responsáveis pela organização e criação da Defesa Civil no Estado de São Paulo.

Cinquenta anos depois, a Gestão Integral dos Riscos de Desastres será tema de discussão na Estação Casa Amarela, no município de Caçapava (SP). O evento será no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 20h.

Participam da roda de conversa pesquisadores e estudiosos do assunto, entre eles, Daniela da Cunha Lopes e Olavo Sant’Anna Filho, autores do livro “O psicólogo na redução dos riscos de desastres”. A obra, que será lançada durante a cerimônia, pode contribuir para o entendimento do papel do psicólogo junto a gestão, as comunidades e no planejamento de ações que visam garantir cidades mais seguras.

Também participam do debate a psicóloga Lyani Vieira do Prado e o especialista em Gestão Global de Riscos e Políticas Públicas de Prevenção de Desastres, Victor Marchezini. Na ocasião, também será exibido o documentário “Catástrofe de 1967”.

Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava

Fotos: Claudio Gomes/PMC

O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, deverá participar do evento. “O assunto é de grande relevância para nossa cidade”, destaca ele.

Para Campos Junior, é necessário que municípios como Caraguatatuba (considerados resilientes, isto é, que têm capacidade de se reerguer depois de passar por tragédias) criem uma cultura de risco, adquirindo equipamentos, preparando pessoas e desenvolvendo núcleos de Defesa Civil em diversas regiões, principalmente nas áreas consideradas de risco.

“Nossa cidade tem um histórico de tragédia e já mostrou sua capacidade de se reerguer. Mas queremos aperfeiçoar essa capacidade levando a cultura de risco às escolas, aos bairros, a toda população para que todos saibam o quanto é importante a Defesa Civil e estejam preparados em situações adversas”.

Catástrofe vivida por Caraguatatuba é tema de debate em Caçapava

Fotos: Divulgação

Catástrofe de 1967

A tragédia, provocada por chuvas intensas durante vários dias, dizimou, oficialmente, 436 pessoas, mas calcula-se extraoficialmente que desapareceram cerca de 4 mil pessoas.

Também desapareceram cerca de 400 casas sob a lama e as árvores que foram arrastadas pelo deslizamento da serra.

Estação Casa Amarela

Não é a primeira vez que a Catástrofe de 1967 é tema em questão na Estação Casa Amarela. Em julho, a exposição de fotografias “Lembranças do Cinquentenário da Catástrofe de 18 de março de 1967” ocupou as salas da Galeria Flamboyant levando registros importantes e comoventes da história do litoral paulista.

A Estação Casa Amarela fica na rua José Ludgero de Siqueira, 30 e 32, na Vila São João, em Caçapava.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024