Pesquisar No Site

Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta segunda

Publicado em: 12/04/2017
Vacinação (1)
Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta segunda

Na próxima segunda-feira (17), Caraguatatuba inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação “Madre Teresa de Calcutá”, conforme horário de vacinação de rotina em cada unidade.

Conforme cronograma do Ministério da Saúde, as etapas de vacinação para o grupo prioritário serão as seguintes: a partir de 17 de abril para trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais; a partir de 24 de abril para gestantes, puérperas, crianças (seis meses a menores de cinco anos) e indígenas; a partir do dia 2 de maio para pacientes com comorbidades; e a partir de 8 de maio para professores e todos os outros grupos anteriores.

Segundo previsão da Secretaria Estadual de Saúde, a campanha seguirá até o dia 26 de maio. No sábado (13/5), será o Dia de Mobilização Nacional e todas as UBSs de Caraguatatuba serão abertas para vacinação.

A vacina trivalente segue protegendo contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. A meta é vacinar 90% do público alvo da campanha, que prioriza crianças de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde (com apresentação de crachá ou holerite e mais documento com foto); indivíduo com 60 anos ou mais; pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante apresentação de prescrição médica) e professores da rede pública e privada (com apresentação de crachá ou holerite, mais documento com foto).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as puérperas deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

Contraindicação da vacina

O Ministério da Saúde informa que a vacina contra Influenza é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores; com alergia aos componentes da vacina ou com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Gripe A

Mesmo com a vacina, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta que os cuidados contra a proliferação do vírus H1N1 devem ser mantidos. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool; evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e sempre ter em mãos um frasco de álcool gel para higienização.

Os principais sintomas da Gripe A são febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos e nos ouvidos. Para o tratamento é necessário muito repouso, beber líquido, evitar álcool e cigarro.

 

Confira os endereços das UBS:

 

UBS Centro

Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar

“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” – Tel: (12) 3897-2102

 

UBS Perequê Mirim

Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 – Tel (12) 3885-1800

 

UBS Porto Novo

Avenida José Herculano, 6.560 – Tel (12) 3887-6131

 

UBS Morro do Algodão

Avenida Geraldo Lopes, 27 – Tel (12) 3887-9100

 

UBS Jaraguazinho

Rua Benedito Silvério Santana, 57 – Tel (12) 3883-3500

 

UBS Casa Branca/Olaria

Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007

 

UBS Jetuba

Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090

 

UBS Massaguaçu

Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999

 

UBS Tinga

Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446

 

UBS Tabatinga

Rua Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga – Tel (12) 3884-5700

 

Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas – CEM/CEO

Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera

“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024