Pesquisar No Site

Defesa Civil e Comitê de Gerenciamento de Crise prestam contas sobre estragos das chuvas na Câmara de Caraguatatuba

Publicado em: 23/03/2017
DSC_1744
Defesa Civil e Comitê de Gerenciamento de Crise prestam contas sobre estragos das chuvas na Câmara de Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
 
Defesa Civil e Comitê de Gerenciamento de Crise prestam contas sobre estragos das chuvas na Câmara de Caraguatatuba
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior, e o presidente do Comitê de Gerenciamento e secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, se reuniram com vereadores na terça-feira (21), na Câmara de Caraguatatuba.
Os dois apresentaram um balaço dos estragos provocados pelas chuvas, entre os dias 15 e 19 de março, em diversas regiões do município. Também foram apresentadas as ações executadas para amenizar os problemas ocasionados por escorregamentos de terra e inundações, como monitoramento de áreas de riscos, remoção de famílias e doações.
Campos Junior e Ribeiro prestaram esclarecimentos ao presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato de Aguilar) e aos vereadores Elizeu Onofre da Silva (Ceará da Adega), Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá), Salete Maria de Souza Paes e Vilma Teixeira de Oliveira Santos.
O presidente do Comitê de Gerenciamento de Crise, Ricardo Ribeiro, destacou a solidariedade da população do município e de outras cidades da região.
“As pessoas doaram muitas coisas e pudemos dar uma resposta rápida à comunidade. Funcionários de diversas secretarias trabalharam três, quatro dias diretos na limpeza, remoção de pessoas para abrigos, vistoria de áreas de risco, reparos e na separação e coleta de doações. A situação vivenciada possibilitará a criação de protocolos de reação a novas ocorrências de mesma intensidade”, reconhece.

Ribeiro pediu o apoio dos vereadores em relação às áreas de risco. “Vocês do Legislativo têm um papel importante nesse processo com leis que congelem esses locais.”
O secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior, falou sobre os 19 setores de risco do município. “A nossa prioridade foi ir para os locais de risco de escorregamentos de terra. A inundação causa grandes perdas materiais, mas provoca baixíssimo risco de vida, ou seja, a pessoa perde tudo na casa, mas não perde a vida. Eventualmente alguém se machuca, porém isso é exceção.”
De acordo com o secretário, em 2010, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mapearam as áreas de risco de Caraguatatuba. “Esse relatório é o documento mais importante que nós temos para dizer se o local é ou não de risco, para negar ou atender pedidos de ocupação. O relatório precisa ser atualizado porque nos dá todo o respaldo jurídico para trabalhar”.
Os vereadores assistiram ao vídeo, produzido pelo cinegrafista Cláudio Gomes, sobre o deslizamento de terra, próximo a rampa de voo livre, localizada parte leste do Morro de Santo Antônio. Os sedimentos atingiram o condomínio horizontal Residencial do Bosque, no Cantagalo. O imóvel continua interditado. “Essa corrida de massa foi exatamente o que aconteceu em 67 (ano da Catástrofe). Descem o subsolo e as árvores, e fica só a rocha lavada”, recorda.
O encontro também abordou temas relacionados aos mananciais, dados pluviométricos, ao impacto das obras do Contorno Norte da Nova Tamoios e voluntariado.
Situação de emergência 
Equipes da Defesa Civil seguem com as vistorias em diversas áreas de risco para identificação dos imóveis com problemas e remoção de pessoas. O prefeito Aguilar Júnior decretou situação de emergência em decorrência dos estragos provocados pelas as chuvas, entre os dias 15 e 19 de março, no município. Caraguatatuba continua em estado de alerta em relação aos escorregamentos de terra, inundações e quedas de árvores, conforme determina o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).
 Dados atualizados apontam que 53 pessoas de 17 famílias foram removidas de suas casas após as chuvas e estão em um abrigo da Prefeitura no bairro do Porto Novo. Além disso, outras 50 pessoas foram para casa de amigos e parentes.
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) continua até o dia 31 de março.
O telefone da Defesa Civil de Caraguatatuba é o (12) 3882-1055. O atendimento é das 7h às 19h. O número do plantão 24 horas é 199.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024