Pesquisar No Site

SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

Publicado em: 07/07/2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba fechou o primeiro semestre de 2020 com 5.638 atendimentos. No mesmo período de 2019, o SAMU atendeu 7.369 ocorrências. Essa diferença entre os números representa uma queda de 23%.

#PraCegoVer: Equipe do SAMU se reúne para foto (Foto: Divulgação/PMC)

O levantamento do Setor de Estáticas do SAMU apontou que cerca de 40% das ocorrências estão relacionadas à mal súbito, que é um sintoma de diversos problemas de saúde. Esse percentual equivale a 2.160 atendimentos.

O dado ainda mostra que a soma do número de atropelamentos, acidentes de trânsito com vítimas e acidentes com motocicletas atendidos pelo SAMU chegam a 259. Esse número representa, aproximadamente, 5% do total de atendimentos do semestre. Somente em acidentes envolvendo motos, o SAMU atendeu 129 chamados.

O mesmo levantamento indicou que, além desses atendimentos, a equipe deu suporte a 234 gestantes, pessoas vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória. Outros tipos de ocorrências, como queimaduras, situações consideradas de urgência ou emergência, crises convulsivas, somam 2.718.

Com pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o SAMU passou atender, com segurança e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), casos suspeitos da doença. No mês de março, foram registrados 19 chamados para atender esse tipo de situação. Mas, até o final de junho, esse número saltou para 160, um aumento de 742%.

Quando acionar o SAMU?

O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.

#PraCegoVer: Base do SAMU na região norte. Uma ambulância está estacionada de baixo de uma cobertura (Foto: Divulgação/PMC)

SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com bases descentralizadas na Região Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) e uma base central.

O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Suspensões dos prazos de concurso e processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba são publicadas
Suspensões dos prazos de concurso e processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba são publicadas

Os comunicados sobre as suspensões dos prazos do Concurso Público 01/2018 e do Processo Seletivo 01/2019 para agente comunitário de saúde da Prefeitura de Caraguatatuba foram publicados nesta sexta-feira (28/8), no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 361). A homologação dos dois certames ocorreu em 2019 e a paralisação da contagem do

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/11/2020
Caraguatatuba supera 2,8 mil pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba supera 2 mil recuperados da Covid-19

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Serviço de Atendimento Call Center, já registrou 2.034 recuperados da Covid-19. Esses casos do novo coronavírus recebem monitoramento diário por telefone, inclusive aos feriados e finais de semana, das 7h às 21h. A equipe conta com uma rede de apoio que inclui uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 16/11/2020
Atividade Delegada aumenta em 30% atendimentos referentes à Lei Maria da Penha em Caraguatatuba
Atividade Delegada aumenta em 30% atendimentos referentes à Lei Maria da Penha em Caraguatatuba

A Atividade Delegada de Caraguatatuba vem trabalhando veementemente nos acionamentos referentes à Lei Maria da Penha no município. De 2019 para 2020, a Polícia Militar, que conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, registrou um aumento de 30% nos atendimentos. Dados atualizados na terça-feira apontam que, em 2019, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 16/11/2020
Justiça determina redução das mensalidades do Centro Universitário Módulo em 30% durante pandemia da Covid-19
Justiça determina redução das mensalidades do Centro Universitário Módulo em 30% durante pandemia da Covid-19

A Justiça da Caraguatatuba concedeu na última quarta-feira (30/9) uma liminar requerida pelo Ministério do Estado de São Paulo (MP/SP) em ação civil pública apresentada contra a Sociedade Empresária de Ensino Superior do Litoral Norte Ltda, mantenedora do Centro Universitário Módulo, pedindo a redução dos valores das mensalidades em 30%

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 16/11/2020
Caraguatatuba tem programação especial durante ‘Novembro Azul’
Caraguatatuba tem programação especial durante ‘Novembro Azul’

Depois das mulheres, agora é vez dos homens receberem uma atenção especial da Prefeitura de Caraguatatuba durante o mês de novembro, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em alusão ao ‘Novembro Azul’. Quem procurar as UBSs irá receber orientações e recomendações importantes das equipes do Programa de Saúde da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 16/11/2020