Pesquisar No Site

Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Publicado em: 09/07/2020
Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19
Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no período de março a junho de 2020 o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou 6.419 atendimentos. Entre eles, estão consultas e procedimentos ginecológicos, pré-natais de alto risco e exames, como densitometria óssea e ultrassonografia.

#PraCegoVer: Uma criança está deitada em uma cama hospitalar e recebe dose da vacina palivizumabe. Uma enfermeira aplica a vacina, enquanto outra segura os membros inferiores da criança para a sua segurança (Foto: Divulgação/PMC)

No caso do exame de densitometria óssea, foram realizados apenas 134. A coordenadora e enfermeira do Pró-Mulher, Celina Medalha, esclareceu que “esse tipo de procedimento não se enquadra como emergência, então todos os pacientes marcados para abril e maio foram reagendados. Isso explica a pouca quantidade de exames realizados”.

Outro procedimento realizado desde março de 2020 na unidade é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês de junho foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

#PraCegoVer: Duas pacientes são atendidas no balcão de recepção do Pró-Mulher.Ambas usam máscara de proteção. Dois funcionários estão do outro lado do balcão com máscara de proteção e protetor de rosto em acrílico (Foto: Divulgação/PMC)

Em março, o número de pacientes atendidos pelo Pró-Mulher chegou a 2.390. No mês de abril, com a redução do número de consultas, devido aos decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba para conter a Covid-19, foram realizados 934 atendimentos. Uma queda considerável de 60% que, de acordo com Celina, “já era esperada pela equipe por conta da doença”.

Se comparado a abril, e com a liberação da agenda em 50%, a unidade fechou o mês de maio com um aumento de 29% do número de atendidos, que chegou a 1.205. Já o mês de junho registrou um aumento 102%, na comparação com abril. Nesse período, o Pró-Mulher realizou 1.891 atendimentos,

Cuidados com a Covid-19

#PraCegoVer: Imagem mostra a fachada do Pró-Mulher (Foto: Divulgação/PMC)

O Pró-Mulher segue à risca as recomendações e orientações das autoridades de saúde para continuar atendendo a população com segurança e qualidade. Por isso, a unidade oferece álcool gel logo no balcão de recepção.

As cadeiras foram separadas por fitas sinalizadoras para evitar aglomerações e o contato de pessoas. E assim como os demais prédios públicos, estabelecimentos e outros locais o uso da máscara de proteção no local é obrigatório para funcionários, além dos pacientes e acompanhantes de idosos e menores de idade, que devem aguardar na área externa da unidade.

Serviço

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é (12) 3897-3500.

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura intensifica limpeza e Bota-fora nas ruas atingidas pela chuvas
Prefeitura intensifica limpeza e Bota-fora nas ruas atingidas pela chuvas

A Prefeitura de Caraguatatuba intensificou o trabalho de limpeza e operação Bota-fora nas ruas que foram atingidas pela extravasão dos rios, em decorrência das chuvas de cabeceira que atingiram a cidade na noite do dia 6 de março. Os principais pontos atingidos foram os bairros Rio do Ouro, Caputera e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 08/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024