Pesquisar No Site

Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

Publicado em: 20/05/2020
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem buscado alternativas para auxiliar os alunos, familiares e todos os profissionais de educação na continuidade do ano letivo. Esse tem sido um desafio para os profissionais de educação, já que não se poderia imaginar essa nova situação – de levar a metodologia educacional para o mundo online.

#PraCegoVer: Imagem de material do projeto “Eu encanto, tu encantas”. (Imagem: Reprodução/PMC)

Para isso, um trabalho em conjunto com o setor de Informática Educativa, disponibilizou para as unidades da rede municipal o acesso a um conjunto de ferramentas gratuitas, chamado G Suite for Education®, onde a principal é o Google ® Sala de Aula.

Além de permitir a disponibilização de conteúdos, a ferramenta possibilita interação entre os participantes e a realização de videoconferências.

Buscando se adaptar às novas necessidades, o grupo de supervisores da educação infantil desenvolveu o projeto “Eu encanto, tu encantas”, utilizando as ferramentas digitais como forma de dar prosseguimento ao trabalho de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino. Além da formação, as equipes também estão utilizando a plataforma para realizarem reuniões de trabalho e HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo).

O projeto tem por objetivo promover a formação, troca de experiências, interação e integração dos profissionais de educação, visando oportunizar a aprendizagem dos alunos. Mais de 400 profissionais se inscreveram e estão participando da primeira formação oferecida pelo projeto.

O curso, que contará com carga horária total de 30 horas, teve início no dia 12 de maio e segue até 30 de outubro. Os participantes foram divididos em cinco turmas. Os encontros virtuais são realizados com a distribuição dos temas e atividades que são desenvolvidas e entregues através da plataforma. Ao final, os profissionais serão certificados.

#PraCegoVer: Imagem do ambiente virtual do projeto “Eu encanto, tu encantas” (Foto: Reprodução/PMC)

A secretária de educação, Márcia Paiva, explica que a educação infantil é o alicerce primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar, promove o lúdico, o ético, a cidadania, além dos laços afetivos, propiciando às crianças resultados para toda a vida. “O projeto Eu Encanto, Tu Encantas, vem auxiliar a prática pedagógica dos nossos educadores, proporcionando diversos momentos de aprendizagem”, disse.

Dia do Pedagogo

Sobre o Dia do Pedagogo, comemorado nesta quarta-feira (20), a secretária parabeniza e homenageia esses profissionais tão importantes que estão reaprendendo e buscando novas formas de ensinar, superando a distância.

“É muito gratificante ver a criatividade dos profissionais de educação. Cada um, do seu jeito, tem trazido novas experiências educacionais, aprendendo junto com seus alunos, atendendo as demandas nesse tempo de desafios”, disse.

O prefeito Aguilar Junior também se manifestou sobre a data e o trabalho desenvolvido pela secretaria de educação. “O processo educacional é complexo, temos muitas realidades e estamos buscando nos adequar para atender a todos; mas a educação está acontecendo em nosso município. Estamos juntos, vivendo e construindo uma nova história na educação. A rotina mudou, mas temos que seguir em frente”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. A inscrição pode ser feita até 01 de abril, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/03/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024