Pesquisar No Site

Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

Publicado em: 20/05/2020
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem buscado alternativas para auxiliar os alunos, familiares e todos os profissionais de educação na continuidade do ano letivo. Esse tem sido um desafio para os profissionais de educação, já que não se poderia imaginar essa nova situação – de levar a metodologia educacional para o mundo online.

#PraCegoVer: Imagem de material do projeto “Eu encanto, tu encantas”. (Imagem: Reprodução/PMC)

Para isso, um trabalho em conjunto com o setor de Informática Educativa, disponibilizou para as unidades da rede municipal o acesso a um conjunto de ferramentas gratuitas, chamado G Suite for Education®, onde a principal é o Google ® Sala de Aula.

Além de permitir a disponibilização de conteúdos, a ferramenta possibilita interação entre os participantes e a realização de videoconferências.

Buscando se adaptar às novas necessidades, o grupo de supervisores da educação infantil desenvolveu o projeto “Eu encanto, tu encantas”, utilizando as ferramentas digitais como forma de dar prosseguimento ao trabalho de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino. Além da formação, as equipes também estão utilizando a plataforma para realizarem reuniões de trabalho e HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo).

O projeto tem por objetivo promover a formação, troca de experiências, interação e integração dos profissionais de educação, visando oportunizar a aprendizagem dos alunos. Mais de 400 profissionais se inscreveram e estão participando da primeira formação oferecida pelo projeto.

O curso, que contará com carga horária total de 30 horas, teve início no dia 12 de maio e segue até 30 de outubro. Os participantes foram divididos em cinco turmas. Os encontros virtuais são realizados com a distribuição dos temas e atividades que são desenvolvidas e entregues através da plataforma. Ao final, os profissionais serão certificados.

#PraCegoVer: Imagem do ambiente virtual do projeto “Eu encanto, tu encantas” (Foto: Reprodução/PMC)

A secretária de educação, Márcia Paiva, explica que a educação infantil é o alicerce primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar, promove o lúdico, o ético, a cidadania, além dos laços afetivos, propiciando às crianças resultados para toda a vida. “O projeto Eu Encanto, Tu Encantas, vem auxiliar a prática pedagógica dos nossos educadores, proporcionando diversos momentos de aprendizagem”, disse.

Dia do Pedagogo

Sobre o Dia do Pedagogo, comemorado nesta quarta-feira (20), a secretária parabeniza e homenageia esses profissionais tão importantes que estão reaprendendo e buscando novas formas de ensinar, superando a distância.

“É muito gratificante ver a criatividade dos profissionais de educação. Cada um, do seu jeito, tem trazido novas experiências educacionais, aprendendo junto com seus alunos, atendendo as demandas nesse tempo de desafios”, disse.

O prefeito Aguilar Junior também se manifestou sobre a data e o trabalho desenvolvido pela secretaria de educação. “O processo educacional é complexo, temos muitas realidades e estamos buscando nos adequar para atender a todos; mas a educação está acontecendo em nosso município. Estamos juntos, vivendo e construindo uma nova história na educação. A rotina mudou, mas temos que seguir em frente”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT
PAT de Caraguatatuba oferece vagas para farmacêutico, fonoaudiólogo e vendedor de crédito consignado

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos. Em contrapartida, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) continua divulgando diariamente, por meio do site da Prefeitura de Caraguatatuba, as vagas de emprego disponíveis, no sistema “Mais Emprego”. Ainda assim, existem áreas que aguardam preenchimento

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 15/06/2020
Jornada do Sebrae e da Cielo sobre negócios digitais encerra nesta sexta-feira (19) com Luiza Trajano
Jornada do Sebrae e da Cielo sobre negócios digitais encerra nesta sexta-feira (19) com Luiza Trajano

A jornada online “Seu Negócio Digital em 5 dias” do Sebrae e a Cielo termina nesta sexta-feira (19/6), na plataforma Webinar. A presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza S/A, Luiza Helena Trajano, participa de uma videoconferência sobre o tema das 16h40 às 17h40. Os interessados podem se inscrever

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 18/06/2020
Ciapi de Caraguatatuba realiza live temática durante o mês de julho
Ciapi de Caraguatatuba realiza live temática durante o mês de julho

Com o objetivo de oferecer sempre o melhor atendimento e acolhimento aos usuários, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) preparou, neste mês de julho, uma série de programações à distância para dar apoio aos usuários neste momento de pandemia. Toda semana, às 9h,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/07/2020
Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT
Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT

O PAT de Caraguatatuba atualizou as vagas de emprego nesta sexta-feira (19/6). São 20 oportunidades disponíveis para população, em diversas áreas e regiões da cidade. Há também contratação para pessoas com deficiência, na função de controlador de acesso, com conhecimento em atendimento ao público. As vagas atualizadas foram instalador de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 19/06/2020
Sesep inicia obra para conter erosão na Avenida da Praia
Sesep inicia obra para conter erosão na Avenida da Praia

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) iniciaram, nesta terça-feira (30), obra de contenção de erosão na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia) com Avenida Brasília, próxima ao Eentreposto de pesca Camaroeiro. A obra foi necessária porque houve uma grande erosão nesse trecho de canal onde há

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/06/2020