Pesquisar No Site

Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

Publicado em: 25/03/2020
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que retomará a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26). As doses serão aplicadas somente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento do público-alvo, os idosos.

Na 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na segunda-feira (23), Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a coordenadora da Atenção Básica, Amélia Maria Ferreira, explicaram que as equipes de saúde da família das 11 Unidades Básicas de Saúde estarão realizando, de casa em casa, a vacinação dos idosos.

“Faremos um cronograma para atender a todos, nesta e na próxima semana. Fiquem tranquilos. Vocês receberão a visita de uma equipe em suas casas”, afirmou Amélia.

Sobre os idosos que não têm cadastro em uma das UBS do município, a secretária adjunta esclareceu que essas pessoas ou responsáveis devem ligar para a unidade do bairro onde moram e efetuar a inscrição.

Sobre os profissionais de Saúde que também devem ser vacinados nessa 1ª fase, a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, disse que cada um também receberá a vacina na unidade em que trabalha ou do bairro onde reside.

Essa vacina é composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Calendário

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Confira aqui o telefone de todas as Unidades Básicas de Saúde:

UBS Tinga: 3883-3277
UBS Jaraguazinho: 3883-3500
UBS Sumaré: 3883-9106
UBS Morro do Algodão: 3887-9100
UBS Massaguaçu: 3884-1999
UBS Porto Novo: 3888-3001
UBS Perequê-Mirim: 3885-1800
UBS Jetuba: 3884-4090
UBS Tabatinga: 3884-5700
UBS Casa Branca: 3886-9930

 

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Moradores têm até segunda-feira para participar da audiência pública eletrônica da LDO 2021 de Caraguatatuba
Audiência Pública da LDO encerra segunda

Moradores têm até segunda-feira para participar da audiência pública eletrônica da LDO 2021 de Caraguatatuba A Prefeitura de Caraguatatuba encerra a audiência pública eletrônica da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 na próxima segunda-feira (11/05), às 23h59. Os moradores podem encaminhar suas sugestões via internet, preenchendo um formulário disponível

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 08/05/2020
Taxa de isolamento cai para 48% na terça-feira em Caraguatatuba
Taxa de isolamento fica em 52% na quinta-feira em Caraguatatuba

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 52% na quinta-feira (21/05), segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado. A cidade ocupa a 1ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes e a 5ª

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 22/05/2020
Marinha do Brasil alerta para ressaca e ondas de 3 metros em Caraguatatuba
Defesa Civil alerta para queda da temperatura no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta, nesta terça-feira (5/5), onde comunica a queda brusca da temperatura no Litoral Norte, que deve ficar entre 7 e 12ºC. A temperatura deva ficar nesta média a partir desta quarta-feira (06) e se prolongue até o sábado (9). Portanto,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 06/05/2020
Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro
Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado de técnicos da Sabesp, vistoriou as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Rua Augusto Vieira de Oliveira, localizada no bairro do Rio do Ouro.  Iniciada no dia 18 de maio, o empreendimento tem prazo de execução de 60 dias e

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 22/05/2020
Caraguatatuba confirma dois novos casos para Covid-19
Caraguatatuba tem 35 casos confirmados e quatro óbitos por Covid-19

Subiu para 35 o número de casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus em Caraguatatuba. Deste total, 19 pacientes estão em isolamento domiciliar, seis estão internados e outros seis já tiveram alta hospitalar. Há quatro óbitos comprovados pela doença. Outras 36 pessoas que fizeram exame para Covid-19 aguardam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/05/2020