Pesquisar No Site
Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida
A jovialidade, alegria e bem-estar tomaram conta do ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) na manhã do último sábado (7), devido à abertura e o início dos 11º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi).

#PraCegoVer: Atletas participam da ginástica da alegria chinesa da equipe de Tai Chi Chuan (Foto: Divulgação/PMC)
O Joremi, que é a competição de preparação para a 24ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), que será realizada em São Sebastião, de 18 a 22 de abril, reuniu cerca de 200 atletas.
Os idosos mostraram que vivem muito bem e com muito mais qualidade de vida. Eles disputaram nas modalidades de atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis, tênis de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, bocha e xadrez.
A cerimônia reuniu autoridades do município, como vereadores e o secretário de Esportes, Flávio Nishiyama, que desejou “boa sorte aos atletas” e saudou os presentes.

#PraCegoVer: Marli e Ida disputam partida de dominó. Marli está costas e tem cabelos grisalhos e curtos. De frente, está Ida, com cabelos loiros (Foto: Divulgação/PMC)
O evento contou com o apoio de enfermeiros voluntários do Colégio Tableau e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Além de Caraguatatuba, também participaram atletas de São Sebastião e Paraíbuna.
A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, também participou da cerimônia de abertura e representou o prefeito Aguilar Junior.
Em sua saudação, Samara agradeceu a presença de todos e ressaltou os trabalhos e os atendimentos que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza todos os dias.
“É uma alegria enorme estar aqui. Em nome do prefeito Aguilar Junior, quero agradecer a presença de todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste evento”, disse.
Segundo a presidente do Fundo Social “são 3 mil idosos cadastros e mais de 700 atendimentos por dia na Sepedi”. Depois do discurso, a primeira dama declarou aberta a 11ª edição do Joremi.

#PraCegoVer: Uma atleta participa de competição dentro da piscina. Ela usa roupas próprias para o esporte, óculos e touca (Foto: Divulgação/PMC)
Nos preparativos para a competição, a dupla Marli Raquel Batista, de 67 anos, e Ida Ferreira, de 81 anos, estavam sentadas em espaço reservado para competidores no aguardo para conhecerem as suas adversárias.
Elas são alunas de uma das atividades que mais requer concentração e técnica, o dominó. Ambas, praticam o jogo de pedras retangulares no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).
Animadas, Marli e Ida disseram que “antigamente a disputa era mais difícil, porque elas jogavam contra homens e que hoje é bem melhor poder competir com mulheres”.
Questionada sobre a dificuldade do jogo e as técnicas, Ida sorriu e disse: “tem que saber usar a cabeça; é um exercício e você precisa contar as pedras e estar atento a cada movimento da adversária”.

#PraCegover: Atletas sobem no pódio para receberem medalhas da competição (Foto: Divulgação/PMC)
Competições a parte, em uma coisa Marli, que participa do Joremi pela segunda vez, e a veterana Ida, que já está na sua oitava edição, estão completamente certas. Para as duas “o Joremi é uma troca de experiências e um momento de socialização e interação, divertido e prazeroso”.
Ainda na cerimônia, cerca de 60 alunos da equipe de Tai Chi Chuan dos professores Benedito dos Santos, o “Ditinho” e Hemerson Carvalho, fizeram uma bela apresentação da ginástica da alegria chinesa com a participação e interação dos atletas e do público em geral, que prestigiava o evento.
O que resta agora é torcer pela equipe de Caraguatatuba. Os atletas classificados do Joremi têm pela frente o desafio de encarar os adversários da 24ª edição do JOMI.
A classificação completa e as modalidades do Joremi podem ser consultadas por aqui.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Secretaria de Serviços Públicos abre semestre com limpeza descentralizada de vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de julho com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Rio do Ouro, Indaiá, Cidade Jardim, Jardim Terralão, Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha e Martim

Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

Vigias da Secretaria de Administração de Caraguatatuba participam de reunião de trabalho na Fundacc
A reunião de trabalho dos vigias patrimoniais contou com cerca de 70 servidores da categoria na segunda-feira (30/6), no auditório da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Os vigias desempenham um papel fundamental para a administração no zelo e cuidado com o patrimônio público em diversos setores