Pesquisar No Site

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida
Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

A jovialidade, alegria e bem-estar tomaram conta do ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) na manhã do último sábado (7), devido à abertura e o início dos 11º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi).

#PraCegoVer: Atletas participam da ginástica da alegria chinesa da equipe de Tai Chi Chuan (Foto: Divulgação/PMC)

O Joremi, que é a competição de preparação para a 24ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), que será realizada em São Sebastião, de 18 a 22 de abril, reuniu cerca de 200 atletas.

Os idosos mostraram que vivem muito bem e com muito mais qualidade de vida. Eles disputaram nas modalidades de atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis, tênis de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, bocha e xadrez.

A cerimônia reuniu autoridades do município, como vereadores e o secretário de Esportes, Flávio Nishiyama, que desejou “boa sorte aos atletas” e saudou os presentes.

#PraCegoVer: Marli e Ida disputam partida de dominó. Marli está costas e tem cabelos grisalhos e curtos. De frente, está Ida, com cabelos loiros (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com o apoio de enfermeiros voluntários do Colégio Tableau e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Além de Caraguatatuba, também participaram atletas de São Sebastião e Paraíbuna.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, também participou da cerimônia de abertura e representou o prefeito Aguilar Junior.

Em sua saudação, Samara agradeceu a presença de todos e ressaltou os trabalhos e os atendimentos que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza todos os dias.

“É uma alegria enorme estar aqui. Em nome do prefeito Aguilar Junior, quero agradecer a presença de todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste evento”, disse.

Segundo a presidente do Fundo Social “são 3 mil idosos cadastros e mais de 700 atendimentos por dia na Sepedi”. Depois do discurso, a primeira dama declarou aberta a 11ª edição do Joremi.

#PraCegoVer: Uma atleta participa de competição dentro da piscina. Ela usa roupas próprias para o esporte, óculos e touca (Foto: Divulgação/PMC)

Nos preparativos para a competição, a dupla Marli Raquel Batista, de 67 anos, e Ida Ferreira, de 81 anos, estavam sentadas em espaço reservado para competidores no aguardo para conhecerem as suas adversárias.

Elas são alunas de uma das atividades que mais requer concentração e técnica, o dominó. Ambas, praticam o jogo de pedras retangulares no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Animadas, Marli e Ida disseram que “antigamente a disputa era mais difícil, porque elas jogavam contra homens e que hoje é bem melhor poder competir com mulheres”.

Questionada sobre a dificuldade do jogo e as técnicas, Ida sorriu e disse: “tem que saber usar a cabeça; é um exercício e você precisa contar as pedras e estar atento a cada movimento da adversária”.

#PraCegover: Atletas sobem no pódio para receberem medalhas da competição (Foto: Divulgação/PMC)

Competições a parte, em uma coisa Marli, que participa do Joremi pela segunda vez, e a veterana Ida, que já está na sua oitava edição, estão completamente certas. Para as duas “o Joremi é uma troca de experiências e um momento de socialização e interação, divertido e prazeroso”.

Ainda na cerimônia, cerca de 60 alunos da equipe de Tai Chi Chuan dos professores Benedito dos Santos, o “Ditinho” e Hemerson Carvalho, fizeram uma bela apresentação da ginástica da alegria chinesa com a participação e interação dos atletas e do público em geral, que prestigiava o evento.

O que resta agora é torcer pela equipe de Caraguatatuba. Os atletas classificados do Joremi têm pela frente o desafio de encarar os adversários da 24ª edição do JOMI.

A classificação completa e as modalidades do Joremi podem ser consultadas por aqui.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. O kit do programa contém um livro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira (18), em São José dos Campos, da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 17) que representa 39 municípios. O evento contou com a presença do governador

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024