Pesquisar No Site

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida
Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

A jovialidade, alegria e bem-estar tomaram conta do ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) na manhã do último sábado (7), devido à abertura e o início dos 11º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi).

#PraCegoVer: Atletas participam da ginástica da alegria chinesa da equipe de Tai Chi Chuan (Foto: Divulgação/PMC)

O Joremi, que é a competição de preparação para a 24ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), que será realizada em São Sebastião, de 18 a 22 de abril, reuniu cerca de 200 atletas.

Os idosos mostraram que vivem muito bem e com muito mais qualidade de vida. Eles disputaram nas modalidades de atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis, tênis de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, bocha e xadrez.

A cerimônia reuniu autoridades do município, como vereadores e o secretário de Esportes, Flávio Nishiyama, que desejou “boa sorte aos atletas” e saudou os presentes.

#PraCegoVer: Marli e Ida disputam partida de dominó. Marli está costas e tem cabelos grisalhos e curtos. De frente, está Ida, com cabelos loiros (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com o apoio de enfermeiros voluntários do Colégio Tableau e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Além de Caraguatatuba, também participaram atletas de São Sebastião e Paraíbuna.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, também participou da cerimônia de abertura e representou o prefeito Aguilar Junior.

Em sua saudação, Samara agradeceu a presença de todos e ressaltou os trabalhos e os atendimentos que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza todos os dias.

“É uma alegria enorme estar aqui. Em nome do prefeito Aguilar Junior, quero agradecer a presença de todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste evento”, disse.

Segundo a presidente do Fundo Social “são 3 mil idosos cadastros e mais de 700 atendimentos por dia na Sepedi”. Depois do discurso, a primeira dama declarou aberta a 11ª edição do Joremi.

#PraCegoVer: Uma atleta participa de competição dentro da piscina. Ela usa roupas próprias para o esporte, óculos e touca (Foto: Divulgação/PMC)

Nos preparativos para a competição, a dupla Marli Raquel Batista, de 67 anos, e Ida Ferreira, de 81 anos, estavam sentadas em espaço reservado para competidores no aguardo para conhecerem as suas adversárias.

Elas são alunas de uma das atividades que mais requer concentração e técnica, o dominó. Ambas, praticam o jogo de pedras retangulares no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Animadas, Marli e Ida disseram que “antigamente a disputa era mais difícil, porque elas jogavam contra homens e que hoje é bem melhor poder competir com mulheres”.

Questionada sobre a dificuldade do jogo e as técnicas, Ida sorriu e disse: “tem que saber usar a cabeça; é um exercício e você precisa contar as pedras e estar atento a cada movimento da adversária”.

#PraCegover: Atletas sobem no pódio para receberem medalhas da competição (Foto: Divulgação/PMC)

Competições a parte, em uma coisa Marli, que participa do Joremi pela segunda vez, e a veterana Ida, que já está na sua oitava edição, estão completamente certas. Para as duas “o Joremi é uma troca de experiências e um momento de socialização e interação, divertido e prazeroso”.

Ainda na cerimônia, cerca de 60 alunos da equipe de Tai Chi Chuan dos professores Benedito dos Santos, o “Ditinho” e Hemerson Carvalho, fizeram uma bela apresentação da ginástica da alegria chinesa com a participação e interação dos atletas e do público em geral, que prestigiava o evento.

O que resta agora é torcer pela equipe de Caraguatatuba. Os atletas classificados do Joremi têm pela frente o desafio de encarar os adversários da 24ª edição do JOMI.

A classificação completa e as modalidades do Joremi podem ser consultadas por aqui.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Vacinação contra H1N1 (Gripe) no Centro Comunitário do Morro do Algodão é alterada
Vacinação contra H1N1 (Gripe) no Centro Comunitário do Morro do Algodão é alterada

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que um dos pontos de vacinação contra a gripe H1N1, no Centro de Atendimento Social e Cultural do Morro do Algodão, terá horário de atendimento alterado para 8h às 14h. Nessa 3ª fase da Campanha Nacional contra a Gripe, o público-alvo são as crianças de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/05/2020
Pedras portuguesas do Teatro Mario Covas passam por manutenções
Pedras portuguesas do Teatro Mario Covas passam por manutenções

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza a manutenção das pedras portuguesas em frente ao Teatro Mario Covas. Os trabalhos são realizados por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). O serviço é feito periodicamente conforme a necessidade da manutenção. Com o tempo as pedras portuguesas podem se soltar até mesmo erosões no solo causam

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 21/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre fake news do uso de máscaras em carros particulares
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre fake news do uso de máscaras em carros particulares

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, alerta que a informação disparada nas redes sociais referente à obrigatoriedade do uso de máscara em carros particulares é uma fake news. Não usar máscara ao dirigir veículos particulares não acarreta em multa, perda de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/05/2020
Mais de 500 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência durante a quarentena
Mais de 500 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência durante a quarentena

Desde o início da quarentena como medida preventiva à Covid-19, os atendimentos no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), administrado pelo IDGT,  foram suspensos. Para não deixar aqueles em situação de vulnerabilidade social desamparados, estão sendo entregues kits refeição na residência dos usuários. Até

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 15/05/2020
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena

Com o período de pandemia da Covid-19, muitos munícipes em casa, durante a quarentena, aumentam a frequência de afazeres domésticos. Diante disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), aumentaram os indícios de descarte irregular de resíduos em vias públicas. A SMAAP alerta que a ação é

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/04/2020