Pesquisar No Site

Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Publicado em: 14/02/2020
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Dando continuidade ao cronograma de atendimento itinerante, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (14/02), Praça do Centro Cultural, no bairro Travessão, mais uma edição do projeto Urbanismo Itinerante.

#PraCegoVer: Integrante da equipe de saúde realiza aferição de pressão arterial em munícipe . (Imagem: Divulgação /PMC)

O projeto leva aos bairros os principais serviços das secretarias de Urbanismo e de Habitação, com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes que no dia a dia acabam tendo dificuldades de comparecer até a sede das secretarias.

Durante o atendimento são prestadas orientações sobre Planta Popular, Requisição de numeração de residências; Aprovação de projetos, Regularização Social de construções, Regularização Fundiária, entre outros.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o assunto regularização fundiária tem sido o mais buscado pelos munícipes. “Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas dos munícipes. As regularizações têm benefícios individuais e coletivos. É um assunto de interesse social”, disse.

Além do procedimento de regularização documental, que garante o título de propriedade em benefício dos ocupantes, o processo de regularização fundiária contempla a análise das condicionantes sociais e ambientais, bem como a identificação das intervenções físicas que são necessárias para assegurar as condições dignas de ocupação e consolidação da área no contexto de uma cidade sustentável, de modo a garantir a função social da propriedade e o bem-estar da população.

#PraCegoVer: Equipe de atendimento da SABESP prestando orientações a munícipe. (Imagem: Divulgação /PMC)

Uma equipe de servidores da Sabesp também esteve presente prestando esclarecimentos para a população sobre como realizar pedidos de ligação de água e esgoto, alterações cadastrais, verificações de consumo, segundas vias de contas, mudança de cavalete. Um bebedouro móvel também foi instalado no local.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibilizou mudas de três espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro municipal.

O viveiro é aberto para visitação, mediante agendamento prévio por telefone: (12) 3897-2530 ou por email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.

Para ter acesso aos serviços projeto Urbanismo Itinerante, basta que o cidadão compareça ao posto itinerante.

Saúde e bem-estar

Integrantes da Secretaria de Saúde também participaram da ação realizando atividades ligadas a promoção da saúde. Os munícipes puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.

O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praça de Eventos do Porto Novo recebe corrida em comemoração ao Dia Mundial da Água
Praça de Eventos do Porto Novo recebe corrida em comemoração ao Dia Mundial da Água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a concessionária Sabesp, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realiza no dia 22 de março a “Corrida e Caminhada da Água”, na Praça de Eventos do Porto Novo, com percursos de 7k e 4k e tem como foco a conscientização da forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/02/2020
Banco de Alimentos de Caraguatatuba divulga programação de cursos para o 1º semestre de 2020
Banco de Alimentos de Caraguatatuba divulga programação de cursos para o 1º semestre de 2020

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, por meio do Banco de Alimentos, divulgou o calendário de cursos de educação alimentar para o primeiro semestre de 2020. A programação conta com duas opções de cursos – Aproveitamento Integral de Alimentos e Boas Práticas de Manipulação, que acontecerão nos

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 05/02/2020
Programa Planta Popular chega às unidades escolares do Perequê-Mirim nesta sexta
Programa Planta Popular chega às unidades escolares do Perequê-Mirim nesta sexta

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realiza nesta sexta-feira (21/02), na E.E Benedito Paes Sobrinho e no CIDE Sul, mais uma edição do Programa Planta Popular. As unidades escolares estão localizadas no bairro Perequê-Mirim, Região Sul da cidade. A equipe da Secretaria de Urbanismo estará presente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 19/02/2020
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público. A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/02/2020
Caraguatatuba realiza preparo preventivo para profissionais da Saúde contra Coronavírus
Caraguatatuba realiza instruções preventivas contra o Coronavírus

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta semana todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificados com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 31/01/2020