Pesquisar No Site

Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Publicado em: 14/02/2020
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Dando continuidade ao cronograma de atendimento itinerante, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (14/02), Praça do Centro Cultural, no bairro Travessão, mais uma edição do projeto Urbanismo Itinerante.

#PraCegoVer: Integrante da equipe de saúde realiza aferição de pressão arterial em munícipe . (Imagem: Divulgação /PMC)

O projeto leva aos bairros os principais serviços das secretarias de Urbanismo e de Habitação, com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes que no dia a dia acabam tendo dificuldades de comparecer até a sede das secretarias.

Durante o atendimento são prestadas orientações sobre Planta Popular, Requisição de numeração de residências; Aprovação de projetos, Regularização Social de construções, Regularização Fundiária, entre outros.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o assunto regularização fundiária tem sido o mais buscado pelos munícipes. “Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas dos munícipes. As regularizações têm benefícios individuais e coletivos. É um assunto de interesse social”, disse.

Além do procedimento de regularização documental, que garante o título de propriedade em benefício dos ocupantes, o processo de regularização fundiária contempla a análise das condicionantes sociais e ambientais, bem como a identificação das intervenções físicas que são necessárias para assegurar as condições dignas de ocupação e consolidação da área no contexto de uma cidade sustentável, de modo a garantir a função social da propriedade e o bem-estar da população.

#PraCegoVer: Equipe de atendimento da SABESP prestando orientações a munícipe. (Imagem: Divulgação /PMC)

Uma equipe de servidores da Sabesp também esteve presente prestando esclarecimentos para a população sobre como realizar pedidos de ligação de água e esgoto, alterações cadastrais, verificações de consumo, segundas vias de contas, mudança de cavalete. Um bebedouro móvel também foi instalado no local.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibilizou mudas de três espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro municipal.

O viveiro é aberto para visitação, mediante agendamento prévio por telefone: (12) 3897-2530 ou por email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.

Para ter acesso aos serviços projeto Urbanismo Itinerante, basta que o cidadão compareça ao posto itinerante.

Saúde e bem-estar

Integrantes da Secretaria de Saúde também participaram da ação realizando atividades ligadas a promoção da saúde. Os munícipes puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.

O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba cria vagas de estacionamento e sinalizações em torno do Hospital Regional
Prefeitura de Caraguatatuba cria vagas de estacionamento e sinalizações em torno do Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, começou na última sexta-feira (27/03) a pintura das vagas de estacionamento em torno do Hospital Regional do Litoral Norte, que começa a funcionar nesta segunda-feira (30/03). Ao todo, a Equipe de Sinalização da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/03/2020
Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla
Prefeitura e Quiosqueiros da Mococa se reúnem para discutir revitalização da orla

Na manhã de hoje (13/03), o prefeito Aguilar Junior esteve reunido com representantes da Associação de Quiosques de Caraguatatuba (AQC) que fazem parte da região da praia da Mococa. Nos últimos meses, a alta da maré e as fortes ressacas causaram erosões na praia que atingiram inúmeros quiosques na orla.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 13/03/2020
RH da Prefeitura de Caraguatatuba cria email para atender servidores ativos
RH da Prefeitura de Caraguatatuba cria email para atender servidores ativos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), criou nesta quinta-feira (19) um email  onde os servidores ativos podem fazer solicitações de documentação. A medida tem como principal motivo colaborar no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Desta forma, os servidores poderão ser atendidos online,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 19/03/2020
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) suspendeu as atividades para garantir que os usuários permaneçam em suas residências, e evitem lugares fechados e com aglomerações. O coordenador técnico e fisioterapeuta do Ciapi, Mario Vitório orienta que os idosos continuem com a prática de

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 18/03/2020
Prefeitura já inicia construção de boxes para artesãos na Praça Diógenes Ribeiro
Prefeitura já inicia construção de boxes para artesãos na Praça Diógenes Ribeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras de revitalização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, segundo ponto turístico mais visitado da cidade por conta da Praça do Artesão. A empresa terceirizada contratada pela Prefeitura já iniciou a construção dos 90 quiosques fixos

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 12/03/2020