Pesquisar No Site

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Publicado em: 03/02/2020
Destaques
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)

A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.

A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.

Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)

No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.

Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.

Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras

Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan

Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá

Quinta-feira (06/02) – Indaiá

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Covid-19: Prefeitura faz testagem na Fundação Casa e CDP
Covid-19: Prefeitura faz testagem na Fundação Casa e CDP

Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba realizaram 120 testes em internos e funcionários da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). Na próxima semana será a vez de 140 servidores entre agentes de segurança penitenciária, oficial administrativo, agentes de escola, psicólogo, assistente social, dentista e enfermeiro

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/07/2020
Covid-19: Prefeitura Caraguatatuba alerta para cuidados com idosos acima de 60 anos
Covid-19: Prefeitura Caraguatatuba alerta para cuidados com idosos acima de 60 anos

Levantamento da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, aponta que homens com mais de 60 anos, com comorbidade, são as principais vítimas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Entre elas estão doenças renais crônicas, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos. Diante desse dado, a Prefeitura alerta para

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/07/2020
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça atenção e cuidados com a terceira idade
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça atenção e cuidados com a terceira idade

Hoje, 15 de junho, é lembrado como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O intuito é reforçar, que a violência contra a pessoa idosa, deve

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 15/06/2020
Prefeitura reforça sinalização para ciclistas e pedestres na Ponte do Porto Novo
Prefeitura reforça sinalização para ciclistas e pedestres na ponte do Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, reforçou nesta sexta-feira (19/06) a sinalização para ciclistas e pedestres na ponte do Porto Novo, localizada na região sul do município. A nova sinalização facilitará a identificação da faixa de ciclovia e da área reservada

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/06/2020
Mentoria gratuita do Sebrae aborda contribuições do esporte no “pós-Covid 19” nesta quinta-feira (18)
Mentoria gratuita do Sebrae aborda contribuições do esporte no “pós-Covid 19” nesta quinta-feira (18)

Empresários de Caraguatatuba e região podem participar gratuitamente da mentoria do Sebrae “Encarando Novos Desafios – Como o Esporte e o Empreendedorismo preparam você para o novo normal” nesta quinta-feira (18/6), das 18h às 19h30, em link específico na internet. Na ocasião, os participantes vão receber dicas de atletas empreendedores

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 17/06/2020