Pesquisar No Site

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Publicado em: 03/02/2020
Destaques
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)

A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.

A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.

Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)

No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.

Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.

Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras

Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan

Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá

Quinta-feira (06/02) – Indaiá

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promoveu no último sábado (2), a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Golfinhos, atendimento de 30 cães e gatos, na sede da Associação. Os animais estavam previamente agendados e foram levados pelos seus proprietários e a equipe do CCZ

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
Cambota apresenta novo show 'Avós e Violão' em Caraguatatuba
Cambota apresenta novo show ‘Avós e Violão’ em Caraguatatuba

O comediante Fabiano Cambota sobe ao palco do Teatro Mario Covas para apresentar seu novo show de stand up comedy ‘Avós e Violão’, no dia 16 de março (sábado), às 20h. A classificação é 16 anos e o espetáculo tem a duração de 70 minutos. Ingressos podem ser adquiridos na Reticências Livraria

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/02/2024
Prefeitura realiza hoje Congresso Técnico para Copa da Criança de Futsal
Prefeitura realiza hoje Congresso Técnico para Copa da Criança de Futsal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza nesta terça-feira (12/3), a partir das 19h, o Congresso Técnico que vai definir o regulamento e as regras da Copa Criança de Futsal 2024. Se inscreveram para a competição 70 times nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/03/2024
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, oferece gratuitamente a Oficina Quem conta um conto aumenta um ponto, com Raphael

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024