Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco

Minha Família sem Dengue: Prefeitura retira dois caminhões de resíduos do Sumaré em Operação Cata-Treco
“Foi maravilhoso ter a visita dos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue aqui em casa”. Com essas palavras, a moradora do bairro Sumaré, Maria de Lurdes Gouveia, recebeu a força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba contra a dengue no último sábado (01/02).

#PraCegoVer: Retroescavadeira despeja os materiais, coletados na ação, em um caminhão trucado. Além da retroescavadeira e do caminhão, é possível observar alguns carros estacionados na rua do bairro Sumaré. Uma caçamba de coleta de lixo da cor verde também está do lado os veículos que realizam a coleta (Foto: Divulgação/PMC)
A preocupação com materiais que acumulam água nos bairros do município mobiliza o poder público e comunidade no Programa “Minha Família Sem Dengue”.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. “Os agentes me ajudaram a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, além de várias dicas excelentes para o dia a dia”, ressaltou Maria de Lurdes.
A próxima ação acontece nesta segunda-feira (03/02), no bairro Praia das Palmeiras, das 8h às 14h. Moradores podem colaborar com a mobilização limpando seus quintais e deixando para fora objetos que acumulam água que não são mais utilizados.
Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue. A ação tem como intuito recolher esses materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.
Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

#PraCegoVer: Agente realiza fiscalização dentro do quintal de uma residência. A agente, que está devidamente uniformizada com um colete de cor azul e laranja e crachá, segura um pneu e faz uma análise. É possível observar outros materiais como plásticos e madeiras (Foto: Divulgação/PMC)
No sábado (25/01), a mesma força tarefa também esteve no bairro Rio do Ouro e retirou três caminhões de resíduos e materiais que acumulavam água, que foram deixados por moradores em frente às residências.
Dando continuidade nas ações do Programa “Minha Família Sem Dengue”, na terça-feira (04/02), será a vez dos bairros Jardim Britânia e Aruan.
Na quarta-feira (05), a ação ainda será no Aruan e também iniciada no bairro do Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.
Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 283 notificações de dengue. Destas, 46 casos foram confirmados como positivos e 237 negativos até a última quarta-feira (29).
Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:
Segunda-feira (03/02) – Praia das Palmeiras
Terça-feira (04/02) – Jardim Britânia e Aruan
Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá
Quinta-feira (06/02) – Indaiá
Sexta-feira (07/02) – Indaiá
Horário: Das 8h às 14h
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza segundo plantão do Refis no próximo sábado
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza o segundo plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 136/2025) no próximo sábado (28/6), das 8h30 às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. O primeiro plantão de adesão ao benefício registrou a

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

Coletivo Forró de Todos é selecionado para SP Audiovisual Hub
O Litoral Norte de São Paulo terá um representante no SP Audiovisual Hub realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo; um evento voltado à formação, fomento e internacionalização do setor audiovisual do Estado de São Paulo. O Coletivo Forró de Todos foi selecionado com o projeto “Feira de

Estudantes devem fazer o recadastramento do transporte universitário para 2º semestre
A Secretaria Municipal de Educação informa aos estudantes que estão cadastrados no 1º semestre de 2025, no Transporte Universitário, com destino às Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 2º semestre, no período de 1º a 15 de julho, por meio