Pesquisar No Site

Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024

Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024
Caraguatatuba empossa novos conselheiros tutelares para a gestão 2020/2024

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (10/01), no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a solenidade de posse dos 10 conselheiros tutelares e um suplente, eleitos no último pleito, realizado em outubro de 2019.

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é quem empossa os conselheiros, que exercerão o mandato do quadriênio 2020/2024.

#PraCegoVer: Adolescente Manoela Fernandes Alves discursa em cerimônia de posse dos conselheiros tutelares de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação /PMC)

A cerimônia iniciou com o depoimento da adolescente Manoela Fernandes Alves, 14 anos, que relatou sua experiência, já que sua mãe foi conselheira tutelar e atua no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente.

Ela falou sobre a atuação dos conselheiros e, enquanto representante das crianças e adolescentes do município, fez o seguinte pedido: “Nos priorizem de maneira absoluta. Façam o impossível”, disse.

A presidente do CMDCA, Cintia Alves, falou sobre a importância da atuação do conselheiro tutelar na sociedade. “O Conselheiro Tutelar é o guardião do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). É uma tarefa de grande responsabilidade, importância e exige muita dedicação e amor”, disse.

Sobre o trabalho e a articulação em rede, ela conta que o trabalho do CMDCA está voltado para estreitar cada vez mais os vínculos entre o Conselho Tutelar e toda a rede protetiva, composta por diversos setores das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação, Saúde, Esporte, Habitação, entre outras, bem como o Judiciário, Ministério e Defensoria Pública.

“Estamos sempre em busca de aperfeiçoar o atendimento à população. O trabalho em rede é imprescindível para que possamos identificar e buscar resoluções, garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

#PraCegoVer: Em pé, vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugenio de Campos Júnior, fala ao microfone na cerimônia de posse dos conselheiros tutelares de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação /PMC)

O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, representou o prefeito Aguilar Junior na cerimônia e levou os cumprimentos do prefeito aos conselheiros, lhes parabenizando e desejando um excelente mandato.

Também estiveram presentes à solenidade os secretários Jonas Fontes (Desenvolvimento Social e Cidadania), Márcia Paiva (Educação), Amauri Toledo (Saúde), Nelson Hayashida (Fazenda), os adjuntos Derci Andolfo (Saúde), Allan Tripac (Assuntos Jurídicos), além do Dr. Gilberto Alaby Soubihe Filho (Juiz da 3ª Vara Cível e Vara da Infância e Juventude), o promotor Rodrigo Lúcio dos Santos Borges (Ministério Público), representantes da Câmara Municipal, além de membros do CMDCA, CREAS, CRAS e de entidades assistenciais integrantes da rede.

O mandato dos atuais conselheiros tutelares tem início nesta sexta-feira (10/01), conforme previsto na Lei Federal 8.069/1990, Estatuto da criança e do adolescente (ECA), resolução nº 170/2014 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como pelas Leis Municipais 1885/10 e nº 2.464, de 27 de fevereiro de 2019.

Após o juramento e assinatura do termo de posse, os conselheiros receberam das mãos das autoridades o diploma de posse e o certificado de conclusão do curso de formação, etapa obrigatória do processo seletivo.

Os conselheiros empossados iniciam seus trabalhos imediatamente e passam a atender nas sedes Centro e Sul do município. Confira a composição das sedes:

SEDE CENTRO

  • Rhode Ciumara de Oliveira Pires
  • Ana Paula dos Santos Silva
  • Marisa Barbosa Ferreira
  • Ingrit Dorothea Schmidt
  • Bianca Leila da Silva

 

SEDE SUL

  • Paula Vanessa Alves Silva Basílio Quirino
  • Fabrício Vosso Dias
  • Roberta Hirata
  • Fernanda Soares Azevedo
  • Rosana Alves Rocha

 

Conselheiro suplente: Roberto Nogueira Ubrig

 

Formação dos Conselheiros – A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou entre 11 e 13 de dezembro passado, a capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado em outubro. A ação aconteceu no Salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria de Educação e contou com carga horária total de 24 horas.

A capacitação contou com a participação de integrantes da rede de atendimento atuantes nas atividades, que abordaram temas como: rede socioassistencial, atividades de rotina de acolhimento; visitas técnicas, estudos de caso, medidas protetiva, código de ética, rede Protege, entre outros.

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024