Pesquisar No Site

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a Prefeitura.

A Acalento é precursora da equoterapia no Litoral Norte e se tornou uma referência em atendimento a pessoas com deficiência por meio de terapias diferenciadas. Em média, são 1.200 atendimentos por mês, sendo que, em 2023, foram 13.890 atendimentos ao longo do ano.

#PraTodosVerem: Criança faz hidroterapia acompanhada de instrutora (Foto: Divulgação/PMC)

Essas pessoas recebem gratuitamente apoio terapêutico especializado nas áreas de Equoterapia, Terapia Especializada com multiprofissionais (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Psicopedagogia), Hidroterapia e Natação Adaptada. Dependendo da avaliação técnica, também é oferecido acompanhamento aos familiares.

Fundada em 26 de janeiro de 2005, a Acalento possui a maior equipe de técnicos no exercício da Equoterapia, no estado de São Paulo. São profissionais em diversas áreas como fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia, entre outras.

Sua parceria com a Prefeitura vem desde 2009, mas antes, em 2006, a Acalento foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal. Em 2014, também foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual.

O espaço onde está instalada a instituição fica de frente à praia, mas parece um pedacinho de área rural. Há um salão de reabilitação (mobilidade), uma piscina aquecida e coberta, um espaço lúdico repleto de livros e brinquedos, uma sala para terapia ocupacional, uma sala de comunicação alternativa e aumentativa, toda equipada com aparelhos próprios, além do um picadeiro para o trabalho com os cavalos, as baias e muitas salas para atendimento com psicólogos e demais profissionais, além de uma enorme área verde.

#PraTodosVerem: Criança faz equoterapia acompanhada de instrutor (Foto: Divulgação/PMC)

Um espaço bem concorrido é o saguão onde as mães aguardam seus filhos em atendimento. “Fazemos questão de darmos a essas mães um acolhimento especial pois sabemos o quanto é difícil a dedicação delas”, explica a fundadora e presidente da instituição, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi.

Ela conta que tudo começou quando ela era proprietária de uma escola infantil. “Eu tinha alunos com deficiência, que necessitavam de equoterapia. Foi então que comecei a buscar entender sobre o assunto e em 2005, fundei a Acalento. Hoje, já são 19 anos neste mesmo espaço”, explica.

Zenaide se considera uma pioneira no trabalho de inclusão. “Trabalho nessa área desde 1992, quando nem mesmo se usava o termo ‘inclusão’. Sempre me sentia em débito com as crianças que precisavam de atendimento especializado e eu não podia atendê-las. Foi então que começamos a fazer esse trabalho nos fins de semana, até que formamos essa associação e montamos essa estrutura”.

Para Zenaide, poder ajudar os pais a vencer a ansiedade de como lidar com seus filhos é uma grande satisfação. “Os pais chegam aqui sem saber como trabalhar as necessidades de seus filhos e aqui eles entendem que temos como ajudar a buscar o equilíbrio dessas crianças. O contato com a natureza, o espaço que oferecemos e essa enorme equipe multidisciplinar são fundamentais para a evolução delas”.

A coordenadora técnica Karina Mello, que é fisioterapeuta e equoterapeuta, não esconde o prazer que sente pelo seu trabalho junto às crianças e os cavalos. “É prazeroso ouvir o relato dos pais sobre a melhora e os avanços de seus filhos. Um único atendimento já é capaz de causar mudanças”, diz ela.

As mães são unânimes ao falar sobre as mudanças que a equoterapia faz em seus filhos. Isabela Cristina dos Santos Valence é a mãe de Roger, 13 anos. Ela conta que Roger tem deficiência intelectual e faz terapia há um ano. “Ele melhorou bastante!”, conta ela entusiasmada.

Elisa Emanuele tem 3 anos e também já tem um ano de terapia para uma paralisia cerebral. Sua mãe, Riviane Araújo, está orgulhosa dos avanços.   “Ela nem se sustentava sozinha sentada. Hoje, ela consegue segurar o tronco, manter a cabeça em pé. Está muito melhor!”

Outro relato orgulhoso se repete quando é a vez de Vanusa Francisco da Silva falar sobre seus dois filhos, ambos autistas. Gustavo tem 14 anos e Laura tem 5 anos. Com mais de um ano de tratamento, as crianças ganharam firmeza motora, melhoraram a interação com a família. “Com a equoterapia, Gustavo até consegue hoje andar de bicicleta e Laura está firme”, comemora.

Para as mães, levar seus filhos na Acalento, é um dia de conquistas que elas somam em resultados gradativamente positivos. Para as crianças, o dia de  Acalento é sempre um dia feliz.

Acalento:

Endereço: Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 6.980, Porto Novo, Caraguatatuba​

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024