Pesquisar No Site

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a Prefeitura.

A Acalento é precursora da equoterapia no Litoral Norte e se tornou uma referência em atendimento a pessoas com deficiência por meio de terapias diferenciadas. Em média, são 1.200 atendimentos por mês, sendo que, em 2023, foram 13.890 atendimentos ao longo do ano.

#PraTodosVerem: Criança faz hidroterapia acompanhada de instrutora (Foto: Divulgação/PMC)

Essas pessoas recebem gratuitamente apoio terapêutico especializado nas áreas de Equoterapia, Terapia Especializada com multiprofissionais (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Psicopedagogia), Hidroterapia e Natação Adaptada. Dependendo da avaliação técnica, também é oferecido acompanhamento aos familiares.

Fundada em 26 de janeiro de 2005, a Acalento possui a maior equipe de técnicos no exercício da Equoterapia, no estado de São Paulo. São profissionais em diversas áreas como fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia, entre outras.

Sua parceria com a Prefeitura vem desde 2009, mas antes, em 2006, a Acalento foi reconhecida como Utilidade Pública Municipal. Em 2014, também foi reconhecida como Utilidade Pública Estadual.

O espaço onde está instalada a instituição fica de frente à praia, mas parece um pedacinho de área rural. Há um salão de reabilitação (mobilidade), uma piscina aquecida e coberta, um espaço lúdico repleto de livros e brinquedos, uma sala para terapia ocupacional, uma sala de comunicação alternativa e aumentativa, toda equipada com aparelhos próprios, além do um picadeiro para o trabalho com os cavalos, as baias e muitas salas para atendimento com psicólogos e demais profissionais, além de uma enorme área verde.

#PraTodosVerem: Criança faz equoterapia acompanhada de instrutor (Foto: Divulgação/PMC)

Um espaço bem concorrido é o saguão onde as mães aguardam seus filhos em atendimento. “Fazemos questão de darmos a essas mães um acolhimento especial pois sabemos o quanto é difícil a dedicação delas”, explica a fundadora e presidente da instituição, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi.

Ela conta que tudo começou quando ela era proprietária de uma escola infantil. “Eu tinha alunos com deficiência, que necessitavam de equoterapia. Foi então que comecei a buscar entender sobre o assunto e em 2005, fundei a Acalento. Hoje, já são 19 anos neste mesmo espaço”, explica.

Zenaide se considera uma pioneira no trabalho de inclusão. “Trabalho nessa área desde 1992, quando nem mesmo se usava o termo ‘inclusão’. Sempre me sentia em débito com as crianças que precisavam de atendimento especializado e eu não podia atendê-las. Foi então que começamos a fazer esse trabalho nos fins de semana, até que formamos essa associação e montamos essa estrutura”.

Para Zenaide, poder ajudar os pais a vencer a ansiedade de como lidar com seus filhos é uma grande satisfação. “Os pais chegam aqui sem saber como trabalhar as necessidades de seus filhos e aqui eles entendem que temos como ajudar a buscar o equilíbrio dessas crianças. O contato com a natureza, o espaço que oferecemos e essa enorme equipe multidisciplinar são fundamentais para a evolução delas”.

A coordenadora técnica Karina Mello, que é fisioterapeuta e equoterapeuta, não esconde o prazer que sente pelo seu trabalho junto às crianças e os cavalos. “É prazeroso ouvir o relato dos pais sobre a melhora e os avanços de seus filhos. Um único atendimento já é capaz de causar mudanças”, diz ela.

As mães são unânimes ao falar sobre as mudanças que a equoterapia faz em seus filhos. Isabela Cristina dos Santos Valence é a mãe de Roger, 13 anos. Ela conta que Roger tem deficiência intelectual e faz terapia há um ano. “Ele melhorou bastante!”, conta ela entusiasmada.

Elisa Emanuele tem 3 anos e também já tem um ano de terapia para uma paralisia cerebral. Sua mãe, Riviane Araújo, está orgulhosa dos avanços.   “Ela nem se sustentava sozinha sentada. Hoje, ela consegue segurar o tronco, manter a cabeça em pé. Está muito melhor!”

Outro relato orgulhoso se repete quando é a vez de Vanusa Francisco da Silva falar sobre seus dois filhos, ambos autistas. Gustavo tem 14 anos e Laura tem 5 anos. Com mais de um ano de tratamento, as crianças ganharam firmeza motora, melhoraram a interação com a família. “Com a equoterapia, Gustavo até consegue hoje andar de bicicleta e Laura está firme”, comemora.

Para as mães, levar seus filhos na Acalento, é um dia de conquistas que elas somam em resultados gradativamente positivos. Para as crianças, o dia de  Acalento é sempre um dia feliz.

Acalento:

Endereço: Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 6.980, Porto Novo, Caraguatatuba​

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)
1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)

A 1ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/7). Os demais vencimentos dos tributos são nos dias 20 de agosto, 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 16/07/2026
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal

A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir um concurso cultural para definir o nome do mascote oficial das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, e permite a participação de todos os moradores da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/07/2026
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou, na sexta-feira (31), a solenidade de posse dos novos conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para a gestão 2026/2029. O evento ocorreu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/08/2026
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba

As ações de fiscalização ambiental realizadas ao longo do mês de julho em Caraguatatuba resultaram em vistorias técnicas e fiscalizações de campo, notificações preliminares e autos de infração ambiental. As atividades integram o trabalho permanente de monitoramento, proteção e preservação dos recursos naturais do município. As operações são desenvolvidas pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/08/2026