Pesquisar No Site

Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais

Publicado em: 04/11/2019
CaraguaPrev suspende atividades e obrigatoriedade de recadastramento aos inativos e pensionistas
Plano de Amortização do CaraguaPrev equaciona déficit atuarial e assegura futuro dos servidores públicos municipais

O Plano de Amortização (Lei nº 2.348, de 5 de julho de 2017) do déficit atuarial de R$ 164 milhões do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) e a elevação da alíquota da contribuição patronal de 16,79% para 18% garantem o equilíbrio atuarial, econômico e a saúde financeira do instituto para pagar as aposentadorias de milhares servidores públicos municipais, além dos pensionistas.

O plano de autoria do prefeito Aguilar Junior prevê aportes de recursos financeiros durante 35 anos (2017 – 2051) para que os funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e CaraguaPrev recebam seus benefícios no futuro.

De acordo com presidente do CaraguaPrev, Ezequiel Guimarães, o ingresso de novos servidores efetivos desde janeiro de 2017 gerou novas oportunidades de trabalho e mais receitas aos cofres do instituto, aliadas ao Plano de Amortização e o trabalho dos conselheiros (deliberativos e fiscais), consultores atuarias e equipe da entidade. “Além disso, a previdência pública segue as normas e os gestores concentram os recursos em aplicações de baixo risco, como títulos públicos federais, renda fixa e um percentual em renda variável. Esses investimentos somados as contribuições previdenciárias têm o objetivo de construir o patrimônio do segurado para gerar, no momento do direito ao benefício previdenciário os pagamentos mensais dos proventos ao segurado e/ou ao seu dependente”, destaca. “Os cálculos atuariais darão o valor do retorno mínimo para que as obrigações previdenciárias do plano sejam cumpridas”, conclui.

A avaliação atuarial é o estudo técnico desenvolvido com base nas características biométricas (probabilidade de vida, morte e invalidez), demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios dos segurados.

O CaraguaPrev fica Av. Prestes Maia, 302 – Centro (em frente ao Fisk). Mais informações pelos telefones (12) 3883-3252/ 3883-3480 ou no site http://www.caraguaprev.sp.gov.br.

Gestão

A gestão do CaraguaPrev foi considerada a melhor do Brasil pela Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda em 2018. A SPREV classificou a administração do CaraguaPrev em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes, com base no bom desempenho dos critérios de conformidade, transparência e equilíbrio. Os quesitos integram o Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

O Indicador de Situação Previdenciária SPREV é calculado somente para os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.  O Brasil possui hoje 5.598 entes federativos, dos quais 2.123 contam com RPPS, incluindo a União, os 26 estados, o Distrito Federal e 2.095 dos 5.570 municípios.

O cálculo tem por base as informações existentes no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV) e no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), nas seguintes datas de apuração: 1ª divulgação (indicador de junho) – considera as informações apuradas em 30 de abril do respectivo ano; e 2ª divulgação (indicador de dezembro) – considera as informações apuradas em 31 de outubro do respectivo ano.

Paulo Henrique dos Santos
 Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19
Profissionais da rede municipal de Caraguatatuba recebem capacitação sobre prevenção da Covid-19

Supervisores e diretores de todas as escolas da rede municipal participaram de uma capacitação, focada na importância e nos métodos de prevenção do coronavírus (Covid-19), da equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde (Sesau) de Caraguatatuba nesta quinta-feira (12) na Secretaria de Educação (Seduc). A capacitação, que foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/03/2020
Serviços de higienização da Prefeitura e Sabesp são realizados de Norte a Sul em Caraguatatuba
Serviços de higienização da Prefeitura e Sabesp são realizados de Norte a Sul em Caraguatatuba

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), condomínios populares, Calçadão do Centro são algumas áreas onde as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) têm intensificado as ações de higienização. O trabalho é feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/03/2020
Defesa Civil do Estado aponta que fevereiro choveu acima do esperado em Caraguatatuba
Defesa Civil do Estado aponta que fevereiro choveu acima do esperado em Caraguatatuba

A quantidade de chuva que caiu no mês de fevereiro, em Caraguatatuba, ficou bem acima do esperado para os 29 dias. Segundo o Setor de Meteorologia da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em 21 dias o volume acumulado foi de 314,3 milímetros, quando a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/03/2020
Central 156 prioriza atendimentos sobre as medidas do Covid-19
Central 156 prioriza atendimentos sobre as medidas do Covid-19

Desde a decisão do decreto municipal que determinou diversas medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19), a Central de Relacionamento 156 tem auxiliado a população com dúvidas, denúncias e sugestões sobre o assunto. Em 10 dias, foram 2.350 atendimentos recebidos. O trabalho da equipe de telemarketing foi intensificado para concentrar no

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 30/03/2020
CRAS e CREAS de Caraguatatuba realizam atendimentos por telefone; presenciais apenas em casos emergenciais
CRAS e CREAS de Caraguatatuba realizam atendimentos por telefone; presenciais apenas em casos emergenciais

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania informa que os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais equipamentos da pasta, serão realizados apenas por telefone. Os casos emergenciais serão agendados para atendimentos presenciais, conforme orientações do Ministério da Saúde para

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 23/03/2020