Pesquisar No Site

Centro de Referência da Mulher promove consulta coletiva com nutricionista

Publicado em: 11/11/2019
Centro de Referência da Mulher promove consulta coletiva com nutricionista
Centro de Referência da Mulher promove consulta coletiva com nutricionista

Cerca de 20 mulheres participaram de uma consulta coletiva no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), realizada na última quinta-feira (7), com a nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich. A consulta foi semelhante a uma palestra. Nela, as pacientes conseguiram tirar dúvidas e debater assuntos sobre alimentação saudável.

#PraCegoVer: Nutricionista segura um prato com réplica de alimentos. Ela faz uma demonstração de prato saudável. Ao lado dela está uma paciente que presta atenção nas dicas e nas orientações da nutricionista (Foto: Divulgação/PMC)

Celina Medalha, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, contou que todas as mulheres foram encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Pró-Mulher. “Todas elas já passaram ou passam pelo nutricionista”, ressaltou. Além disso, a coordenadora pontuou que “é muito difícil fazer esse tipo de trabalho de nutrição, mas vale a pena todo o esforço da equipe”.

Um dos pontos tratados foi que a gordura e o açúcar estão cada vez mais presentes em produtos processados e industrializados. O que deixa os especialistas em obesidade ainda mais em alerta e preocupados.

Especialistas acreditam que a projeção da obesidade mundial para 2025 seja de 2,3 milhões de adultos com sobrepeso, 700 milhões de adultos com obesidade e 75 milhões de crianças com excesso de peso. “É importante que exista um cuidado para que no futuro não tenhamos nenhum problema”, contou Lilian Gleicy.

A nutricionista expôs às pacientes dados alarmantes para que se tenha uma dimensão do que é ingerido, sem que se perceba. Estima-se que dois gramas de suco instantâneo, em pó, possuem 29 gramas de açúcar.

Outro assunto muito discutido na consulta coletiva foi o perigo de aderir às famosas dietas da moda e que o segredo para eliminar peso é a reeducação alimentar com o auxílio da prática de atividade física e uma boa hidratação.

A nutricionista orientou que para saber a quantidade necessária de água que se deve ingerir basta multiplicar o peso vezes 30 ml (de água). Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg precisaria ingerir 2,4 litros de água/dia para o auxílio na perca de peso.

Lilian Gleicy fez comparativos de alimentos saudáveis e gordurosos e elaborou pratos saudáveis com a ajuda das próprias pacientes. Na demonstração, ela apontou que não é quantidade e sim qualidade dos alimentos, que podem ser divididos em quatro classificações: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

#PraCegoVer: Nutricionista em pé em uma sala fechada. Ela está com as pacientes da consulta coletiva, dentro do Centro de Referência da Mulher (Foto: Divulgação/PMC)

Essas classificações foram criadas pelo Ministério da Saúde, e estão dispostas no folheto: “Os Dez Passos para Uma Alimentação Saudável”, elaborado pelos nutricionistas Artur Metta Oliveira e Lilian Glecy Ehrlich. Que serão distribuídos pelas UBS do município.

Cícera Rodrigues Mira de Melo, de 40 anos, que estava na consulta, disse que é a primeira vez que ela tem contato com uma nutricionista. “Acho que a gente tem receio de que o nutricionista vai tirar tudo da nossa alimentação”, contou.

A paciente afirmou que irá tentar seguir o que aprendeu com Lilian e mudar seus hábitos. “É muito difícil, porque eu tenho três filhos e todos comem pizza quase todo o final de semana e, às vezes, pedimos dez de uma vez só, e quando aparecem outros amigos e familiares e ainda pior”, ressaltou.

Para um bom resultado, mudar seus hábitos e seguir as orientações dos profissionais de saúde, que estão capacitados para de bons hábitos alimentares, é indispensável. “Muitos pacientes ficam com medo de ir a um nutricionista por acharem que iremos proibir o consumo de todos os alimentos”, contou Lilian.

“A Secretaria de Esportes e Recreação oferece ao munícipe várias atividades que possibilitam a praticar de exercícios, que podem acelerar o processo de um emagrecimento saudável”, disse.

Duas consultas coletivas estão previstas para acontecer nos dias 05 e 13 de dezembro, às 14h. As mulheres interessadas em participar precisam comparecer no Pró-Mulher no dia e no horário da consulta.

Serviço – O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado Av. Dr. Arthur da Costa Filho, nº 2.138 – Sumaré, Caraguatatuba – SP, telefone (12) 3897-3500.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024