Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Público participante da audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias ouve explicações de técnica da Secretaria de Planejamento (LDO) no Travessão (Foto: Divulgação/PMC)

O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da cidade, contou com a presença de cerca de 50 pessoas entre munícipes e funcionários públicos, além dos secretários de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Turismo, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros.

Durante a reunião, o secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, e técnicos da pasta tiveram a oportunidade de explicar as propostas e esclarecer dúvidas dos moradores sobre a elaboração dos projetos e os trâmites que seguirão até a aprovação do PPA e da LDO. Os secretários também estiveram à disposição dos munícipes para responder questionamentos e tirar dúvidas.

Da mesma forma que falou aos moradores da região Norte, Focesi também explicou aos moradores da região Sul que as audiências públicas auxiliam na construção de um documento estruturado, que se transformará em lei, dentro das exigências rigorosas do Tribunal de Contas.

Para Focesi, o desafio técnico da administração é atender as exigências do Tribunal de Contas, construindo as peças orçamentárias dentro dos parâmetros exigidos.

“Toda ação proposta deve vir acompanhada de laudos com diagnósticos, dados estatísticos, indicadores de eficiência e eficácia, entre outras informações”, explica. “São premissas que exigem profissionalismo de gestão, mas que também geram entraves. Por isso, antecipamos as audiências, ouvindo as propostas da população, para que tenhamos tempo hábil para que, na elaboração dos projetos, possamos atender as exigências legais”.

Os debates descentralizados sobre o PPA 2025 e a LDO 2025 são realizados em locais abertos. A última audiência pública será nesta quarta-feira (27 de março), às 19h, no bairro do Indaiá, no centro da cidade.

Confira a data e local:

– 27/03/2024, às 19h, na Escola Municipal Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, avenida Pernambuco, 1.101, Indaiá (região Centro).

A participação também pode ser eletrônica até 31/03/2024, e você pode acessar o material disponível e enviar sugestões de onde você estiver!

Clique aqui para acessar o material.

Clique aqui para acessar o formulário.

As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 163 (piso superior), no Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que última quinta-feira (2/5) recebeu pedido de anuência da empresa Expresso Fênix, para transferir os direitos e deveres referente ao serviço de transporte público que opera no município de Caraguatatuba. O pedido da empresa está respaldado legalmente e também está previsto no contrato de concessão.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/05/2024
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba abre neste final de semana e estende horário de atendimento até quarta-feira
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba abre neste final de semana e estende horário de atendimento até quarta-feira

O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão neste sábado e domingo (4 e 5/5), das 11h às 17h, para quem precisa tirar ou regularizar o título para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro. O atendimento é por ordem de chegada e sem a necessidade de agendamento prévio.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024
Conselheiros de Caraguatatuba participam do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação
Conselheiros de Caraguatatuba participam do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Conselheiros representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB) e membros da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram na última semana do XXVIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/05/2024
Caraguatatuba disponibiliza 269 vagas de emprego
Caraguatatuba disponibiliza 269 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (22), o quadro de vagas de emprego para 269 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/05/2024
Alistamento militar online e presencial de jovens nascidos em 2006 termina no final de junho
Alistamento militar online e presencial de jovens nascidos em 2006 termina no final de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro que vai completar 18 anos é obrigado a se alistar nas Forças Armadas (Marinha,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/05/2024