Pesquisar No Site

Procon de Caraguatatuba notifica empresa por reclamações da qualidade do sinal de internet

Publicado em: 13/09/2019
Procon de Caraguatatuba notifica empresa por reclamações da qualidade do sinal de internet
Procon de Caraguatatuba notifica empresa por reclamações da qualidade do sinal de internet

A Alloha Friba foi notificada pelo Procon da Prefeitura de Caraguatatuba em função das diversas reclamações dos assinantes relacionadas à qualidade do serviço de internet a cabo prestado pela empresa.

No documento, o Procon destaca problemas como velocidade de conexão abaixo do prometido (135 megabytes); quedas de conexão; demora na resoluções das reclamações dos usuários; cobrança de multa para cancelamento da assinatura; e não funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)/0800.

#PraCegoVer: Usuário diante de computador sem sinal de internet (Fotos: Luis Gava/PMC)

A notificação chegou à sede da empresa em São Paulo (Aloha Negócios e Participações Ltda.) no dia 26 de agosto. A partir daí, a firma tem até dia 26 de setembro para prestar esclarecimentos em relação às reclamações e às medidas adotadas para sanar os problemas.

Caso isso não ocorra, a Aloha está sujeita às sanções administrativas previstas nos Artigos 55 e 56 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990), que além da notificação, estipulam penas de multa (incidente sobre o faturamento), cassação do registro do produto junto ao órgão competente, suspensão de fornecimento de produtos ou serviço, suspensão temporária de atividade, revogação de concessão ou permissão de uso e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade.

De acordo com o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, entre os dias 2 de agosto de 2018 e 20 de agosto de 2019, a Alloha Fibra foi alvo de 23 reclamações no órgão. “O registro de 14 dessas queixas ocorreu entre os dias 1º de junho e 20 de agosto de 2019. Isso representa um aumento de 60,87% das reclamações no último semestre”, constata. “As queixas também destacam que a velocidade de downloads e uploads prometida pela empresa não atinge percentuais exigidas pela Resolução nº 575/2011 da Anatael (Agência Nacional de Telecomunicações), em seus Artigos 22 e 23, bem como a queda excessiva de conexões”, acrescentou.

A Resolução ainda prevê no Art. 58 que “rescindido o contrato de prestação de serviço antes do final do prazo de permanência, a prestadora pode exigir o valor da multa estipulada no contrato de permanência, a qual deve ser proporcional ao valor do benefício e ao tempo restante para o término do prazo de permanência.”.

O diretor do Procon também ressaltou que a cobrança de multa após a recisão do contrato por parte do consumidor antes do prazo de fidelização ou permanência, em função da baixa qualidade da prestação do serviço contraria à Resolução nº 632/2014 da Anatel.  “Em seu parágrafo único do Artigo 58, a Resolução 632/2014 veda a cobrança na hipótese de rescisão em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da prestadora, cabendo a ela o ônus da prova da não procedência do alegado pelo consumidor”, explicou.

Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 12 funcionários.

Serviço

Procon de Caraguatatuba

Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

Atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30

Sexta-Feira: Fiscalização dos estabelecimentos com mais reclamações

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba participam da maior feira estudantil da América Latina
Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba participam da maior feira estudantil da América Latina

Uma equipe de 48 estagiários do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, do ensino médio e jovens aprendizes da Guarda Mirim de Caraguatatuba, participou no dia 27 de setembro, da 2ª Expo CIEE, em São José dos Campos. A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/10/2019
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para ONG Caminho da Esperança
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para ONG Caminho da Esperança

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu um curso Aproveitamento Integral de Alimentos na sede da Organização Não Governamental Caminho da Esperança (ONG), Centro. A iniciativa faz parte de um novo projeto do Banco de Alimentos, que tem como objetivo levar conhecimentos de nutrição àqueles que são atendidos por entidades

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 14/10/2019
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’

Conhecer qual o verdadeiro papel dos agentes de fiscalização de trânsito. Este é o tema da aula ministrada por José Eduardo Alves nos Cursos de Formação de Condutores de Caraguatatuba. A ideia é desmitificar a função do ‘marronzinho’ que muitas vezes é encarada com medo pelos futuros motoristas e até

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 17/09/2019
15ª Copa da Criança marca o calendário esportivo do final de semana
15ª Copa da Criança marca o calendário esportivo do final de semana

Na semana do Dia das Crianças, a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba inicia os jogos da 15ª Copa da Criança. Com atletas a partir dos 9 anos, a competição contará com 41 equipes na disputa, divididas em categorias por idade, sendo Sub-09, 11, 13, 15 e sub-17. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/10/2019
Conselho da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba abrirá inscrições para novos membros
Conselho promoverá vivência de rotina das pessoas com deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEFI) de Caraguatatuba promove nesta sexta-feira (20/09), a partir das 9h, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), o projeto “PCD POR UM DIA”. A ação visa sensibilizar a sociedade que não possui deficiência, a vivenciar um pouco

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 19/09/2019