Pesquisar No Site

Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro

Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro
Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro

O Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra a coleta de dados estatísticos da população brasileira no dia 31 de outubro.

A 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (REPAC) de Caraguatatuba foi realizada na última terça-feira (27/9), na Videoteca Lúcio Braum, no Centro. O encontro abordou o combate às notícias falsas (fake news), identificação do recenseador e outros tópicos pertinentes à coleta de informações, iniciada em 1º de agosto.

#PraTodoVerem: 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (REPAC) de Caraguatatuba

A reunião foi promovida pelos técnicos do IBGE e contou com a participação do secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, e do vereador Gildázio de Oliveira Celestino, além de servidores das Secretarias de Educação, Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania; Planejamento Estratégico e Desenvolvimento; e da Câmara Municipal.

O coordenador de Área do Censo 2022, Marcílio Quirino de Oliveira Filho, disse que um terceiro encontro será realizado após o término da coleta de dados. “As REPACs permitem o conhecimento dos métodos do Censo Demográfico, como acompanhamento da coleta, mapas utilizados e seus limites municipais, além de ser a oportunidade de participação e colaboração da comunidade”, explicou.

O coordenador também chamou a atenção para as notícias falsas sobre o Censo que circulam na internet. “As fontes de informação mais precisas e confiáveis da operação censitária são as redes sociais e o site da Agência de Notícias do IBGE”, alertou.

A 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 ocorreu no dia 8 de dezembro de 2021, em uma videoconferência.

Identificação do recenseador

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Importância do Censo 2022

As informações obtidas no Censo Demográfico 2022 atualizam dados de todo o Brasil, fornecendo suporte a políticas públicas, decisões empresariais, e atualizando os cálculos dos Fundos de Participação Municipal e Estadual.  A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba conta com 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024