Pesquisar No Site

Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro

Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro
Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro

O Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra a coleta de dados estatísticos da população brasileira no dia 31 de outubro.

A 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (REPAC) de Caraguatatuba foi realizada na última terça-feira (27/9), na Videoteca Lúcio Braum, no Centro. O encontro abordou o combate às notícias falsas (fake news), identificação do recenseador e outros tópicos pertinentes à coleta de informações, iniciada em 1º de agosto.

#PraTodoVerem: 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 (REPAC) de Caraguatatuba

A reunião foi promovida pelos técnicos do IBGE e contou com a participação do secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, e do vereador Gildázio de Oliveira Celestino, além de servidores das Secretarias de Educação, Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania; Planejamento Estratégico e Desenvolvimento; e da Câmara Municipal.

O coordenador de Área do Censo 2022, Marcílio Quirino de Oliveira Filho, disse que um terceiro encontro será realizado após o término da coleta de dados. “As REPACs permitem o conhecimento dos métodos do Censo Demográfico, como acompanhamento da coleta, mapas utilizados e seus limites municipais, além de ser a oportunidade de participação e colaboração da comunidade”, explicou.

O coordenador também chamou a atenção para as notícias falsas sobre o Censo que circulam na internet. “As fontes de informação mais precisas e confiáveis da operação censitária são as redes sociais e o site da Agência de Notícias do IBGE”, alertou.

A 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022 ocorreu no dia 8 de dezembro de 2021, em uma videoconferência.

Identificação do recenseador

É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Importância do Censo 2022

As informações obtidas no Censo Demográfico 2022 atualizam dados de todo o Brasil, fornecendo suporte a políticas públicas, decisões empresariais, e atualizando os cálculos dos Fundos de Participação Municipal e Estadual.  A cobertura do Censo 2022 em Caraguatatuba conta com 141 recenseadores, dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse
Novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba tomam posse

A posse dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba (CMMA) para o biênio 2024/2026 foi realizada nessa quinta-feira (14/3), na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro. Desde 2018, com a Lei Municipal 2.431/2018, de autoria do prefeito Aguilar Junior, o número de membros do CMMA de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 14/03/2024
Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove palestra sobre destinação do Imposto de Renda para projetos sociais nesta quinta-feira

Quem tiver interesse em fazer parte da corrente de solidariedade e contribuir com os projetos sociais de crianças e adolescentes de Caraguatatuba, pode participar nesta quinta-feira (21), às 15h, da palestra organizada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro será realizado no Instituto Federal

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024