Pesquisar No Site

12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba

Publicado em: 28/09/2022
12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba
12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba

O Serramar Shopping recebeu nos dias 23 e 24 de setembro as apresentações culturais da 12ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Mais de mil alunos se apresentaram nos dois dias de evento. No total, a feira envolveu mais de 21 mil alunos nas 57 unidades escolares da rede

#PraTodosVerem: O autor homenageado, Ilan Brenman, rodeado por alunos e familiares, autografa livro (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A Flic, que tem como proposta despertar o interesse pela leitura, criar situações literárias e culturais no espaço escolar, com trabalhos voltados a partir de autores da Literatura Brasileira, homenageou, nesta 12ª edição, Ilan Brenman e Luiz Fernando Veríssimo.

Na sexta (23) um dos momentos de ápice foi a visita de Brenman, que é um dos mais conceituados escritores de literatura infantojuvenil da atualidade, recepcionado calorosamente pelas crianças, professores e familiares que prestigiaram o evento.

No sábado (24), o encerramento do evento contou com momentos de emoção no lançamento do livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’, composto por 70 crônicas produzidas por alunos concluintes do Ensino Fundamental II, durante a pandemia.

Nos dois dias de apresentações o público presente ao Serramar Shopping pode acompanhar diversas apresentações teatrais, danças, contação de histórias, exposição de trabalhos, monólogos, mágico, entre outros.

#PraTodosVerem: Alunos posam para foto segurando livro do autor Ilan Brenman (Foto: Luis Gava/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que a FLIC proporciona a aplicação de diversas práticas pedagógicas, incentivando e estimulando a leitura, proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem com livros, vídeos, participação de autores infantis e protagonismo dos alunos, professores e familiares.

“Além das apresentações no Serramar Shopping, o evento, que faz parte do calendário escolar municipal, também foi realizado nas 57 unidades escolares da rede, envolvendo ao todo, mais de 21 mil alunos”.

Para a professora do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães, a Flic é a oportunidade de trabalhar autores com livros tão próximos do contexto escolar. “Os professores, mais uma vez, brilhantemente, promoveram aulas bem interessantes. Por meio da leitura tiveram a oportunidade junto aos estudantes de expandir os conhecimentos nas aulas e utilizaram as linguagens artísticas para comunicar os saberes. Ter a visita do autor no evento externo foi um acontecimento ímpar, ficará marcado nas lembranças. Os olhos das crianças brilhavam ao encontrá-lo, tirar uma fotografia ou pegar um autógrafo”, concluiu.

#PraTodosVerem: Arte com informações sobre o II Workshop ‘Da ideia à escrita’ (Arte: Divulgação/PMC)

Para quem não teve oportunidade de acompanhar a visita do autor Ilan Brenman na 12ª FLIC, no dia 3 de outubro, próxima segunda-feira, será realizado o II Workshop ‘Da ideia à escrita’, que também contará com a participação do escritor. O evento será online, transmitido através do canal Informática Educativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página de Eventos da Secretaria de Educação.

Como forma de valorizar ainda mais o protagonismo dos alunos, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba também programou a exposição de trabalhos em diversos espaços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Secretarias Municipais, Sabesp, entre outros.

Acesse aqui a lista de locais e datas onde serão expostos recortes dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas durante a 12ª FLIC!

Os registros das apresentações da 12ª Flic podem ser conferidos aqui!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024