Pesquisar No Site

12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba

Publicado em: 28/09/2022
12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba
12ª Feira Literária envolve mais de 21 mil alunos em Caraguatatuba

O Serramar Shopping recebeu nos dias 23 e 24 de setembro as apresentações culturais da 12ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Mais de mil alunos se apresentaram nos dois dias de evento. No total, a feira envolveu mais de 21 mil alunos nas 57 unidades escolares da rede

#PraTodosVerem: O autor homenageado, Ilan Brenman, rodeado por alunos e familiares, autografa livro (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A Flic, que tem como proposta despertar o interesse pela leitura, criar situações literárias e culturais no espaço escolar, com trabalhos voltados a partir de autores da Literatura Brasileira, homenageou, nesta 12ª edição, Ilan Brenman e Luiz Fernando Veríssimo.

Na sexta (23) um dos momentos de ápice foi a visita de Brenman, que é um dos mais conceituados escritores de literatura infantojuvenil da atualidade, recepcionado calorosamente pelas crianças, professores e familiares que prestigiaram o evento.

No sábado (24), o encerramento do evento contou com momentos de emoção no lançamento do livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’, composto por 70 crônicas produzidas por alunos concluintes do Ensino Fundamental II, durante a pandemia.

Nos dois dias de apresentações o público presente ao Serramar Shopping pode acompanhar diversas apresentações teatrais, danças, contação de histórias, exposição de trabalhos, monólogos, mágico, entre outros.

#PraTodosVerem: Alunos posam para foto segurando livro do autor Ilan Brenman (Foto: Luis Gava/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que a FLIC proporciona a aplicação de diversas práticas pedagógicas, incentivando e estimulando a leitura, proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem com livros, vídeos, participação de autores infantis e protagonismo dos alunos, professores e familiares.

“Além das apresentações no Serramar Shopping, o evento, que faz parte do calendário escolar municipal, também foi realizado nas 57 unidades escolares da rede, envolvendo ao todo, mais de 21 mil alunos”.

Para a professora do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães, a Flic é a oportunidade de trabalhar autores com livros tão próximos do contexto escolar. “Os professores, mais uma vez, brilhantemente, promoveram aulas bem interessantes. Por meio da leitura tiveram a oportunidade junto aos estudantes de expandir os conhecimentos nas aulas e utilizaram as linguagens artísticas para comunicar os saberes. Ter a visita do autor no evento externo foi um acontecimento ímpar, ficará marcado nas lembranças. Os olhos das crianças brilhavam ao encontrá-lo, tirar uma fotografia ou pegar um autógrafo”, concluiu.

#PraTodosVerem: Arte com informações sobre o II Workshop ‘Da ideia à escrita’ (Arte: Divulgação/PMC)

Para quem não teve oportunidade de acompanhar a visita do autor Ilan Brenman na 12ª FLIC, no dia 3 de outubro, próxima segunda-feira, será realizado o II Workshop ‘Da ideia à escrita’, que também contará com a participação do escritor. O evento será online, transmitido através do canal Informática Educativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página de Eventos da Secretaria de Educação.

Como forma de valorizar ainda mais o protagonismo dos alunos, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba também programou a exposição de trabalhos em diversos espaços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Secretarias Municipais, Sabesp, entre outros.

Acesse aqui a lista de locais e datas onde serão expostos recortes dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas durante a 12ª FLIC!

Os registros das apresentações da 12ª Flic podem ser conferidos aqui!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal
Mais 170 alunos da rede municipal de Caraguatatuba participam da abertura do Proerd e Trânsito Legal

Os programas educacionais de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Trânsito Legal foram iniciados nesse ano letivo nesta quarta-feira (13/3). Em meio a muita festa, foi realizada a entrega de camisetas temáticas aos alunos da EMEI/EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, região Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Jovens iniciam curso de teleatendimento com foco no primeiro emprego em Caraguatatuba
Jovens iniciam curso de teleatendimento com foco no primeiro emprego em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Setor da Juventude iniciaram na segunda-feira (4), o curso de teleatendimento para jovens que buscam o tão sonhado primeiro emprego. A capacitação ocorre até sexta-feira (8), nos períodos da tarde e noite, na sala de

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 05/03/2024