Pesquisar No Site

Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 22/09/2022
Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba
Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba

Neste fim de semana a programação da Agenda Cultural está repleta de atividades gratuitas para todas as idades. Recreação, teatro, circo, cinema, música e muita diversão é o que aguarda o público.

A primeira atividade da agenda ocorre na sexta-feira (23) com a apresentação do espetáculo musical ‘O Violão Brasileiro’, do trio Brasilidade Contemporânea, às 20h, no Teatro Mario Covas – TMC.

#PraTodosVerem: Brasilidade Contemporânea – divulgação

Os ingressos para o espetáculo podem ser retirados uma hora antes do show na bilheteria do teatro, mediante a troca de 1 kg de alimento não perecível que será enviado à instituição Movimento de Amor ao Próximo – MAP.

Composto pelo trio instrumental de percussão, contrabaixo e violão 7 cordas, o projeto Brasilidade Contemporânea  é formado pelos talentosos músicos Pedro Vercelino, Junior Chiaparini e José Miranda que trará ao  público seu repertório de renomados compositores da música brasileira, com arranjos e canções autorais. A circulação do espetáculo ocorre com o apoio do Edital do Programa de Ação Cultural – ProAC 2021.

No mesmo dia, o saguão do Teatro Mario Covas recebe, a partir das 18h30, a abertura da exposição ‘Primavera com Marisa’, da artista plástica Marisa Di Giaimo. A exposição reúne obras feitas pela artista ao longo de sua carreira e estarão à venda ao público. O valor arrecadado com a venda das obras será destinado à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Exposição ‘Finito’, no MACC (Foto JC Curtis-Fundacc)

De acordo com Denise Lemes, curadora da exposição e diretora interina do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, “a exposição [Primavera com Marisa] é uma amostra da explosão de frescor, cores, formas e texturas presentes nas obras desta artista de grande sensibilidade ao longo de sua carreira. A arte de Marisa é como a Primavera chegando após um Inverno rigoroso: aquece o espírito e promove liberdade”, declarou.

A exposição ‘Primavera com Marisa’ pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos fins de semana, em dias de espetáculo, a partir das 14h, até o dia 29 de outubro.

Já no sábado e no domingo (24 e 25), a partir das 16h, a trupe da Companhia Abareteatro apresenta o teatro móvel ‘Emcena Brasil’ com uma extensa programação recreativa, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.

O projeto, que transformou um container adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo – fantoche típico do nordeste brasileiro.

Compondo a programação, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta a estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’, às 19h, no domingo. Contemplado pelo ProAC, o espetáculo esteve em circulação nos últimos três meses no Estado de São Paulo.

#PraTodosVerem: Teatro Infantil – “Antes que o Galo Cante” – Tesatro Móvel Emcena Brasil

O ‘Emcena Brasil’ é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. Em Caraguatatuba o projeto ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Fora isso, no MACC, Nhá Rita e Leco Borba apresentam, no sábado (24), a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’, às 14h30 e às 15h30. A apresentação é gratuita e tem como objetivo apresentar ao público as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara.

O museu também conta com novas exposições a partir desta semana. Na sala Carelli I, a mostra ‘Caiçarando da Arte’, de Angélica Santos e Arnaldo Passos, traz obras confeccionadas a partir de materiais recicláveis encontrados pelos artistas.

Na Carelli II, os visitantes poderão apreciar a exposição fotográfica ‘Finito’, que traz imagens captadas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, pelas lentes do fotógrafo Felipe Vernizzi. Composta por uma série de 26 fotografias, a exposição traz fragmentos da Mata Atlântica, dos manguezais e das praias do Litoral Norte.

O MACC tem funcionamento de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 12h às 17h. Para agendar visitas monitoradas basta entrar em contato, em horário comercial, pelo número (12) 3883-9980 ou no email: museucaragua@gmail.com

Em paralelo, a Videoteca Lúcio Braun recebe o projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc.

A primeira sessão do Cine Clube, às 16h, traz a comédia infantil ‘A Menina e o Porquinho’, com Dakota Fanning e Julia Roberts. Nesta aventura, Fern é uma das poucas pessoas a perceber que o porquinho Wilbur é um animal muito especial. Com seu carinho e atenção, ela ajuda a torná-lo um porco vistoso e radiante. Quando se muda para um novo celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte. Os laços de amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte de uma família. Porém, quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto, Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro de que ele merece viver.

Às 20h é a vez da comédia ‘Quer ser Grande’, com Tom Hanks. Neste clássico de 1988, após ir a um passeio num parque de diversões, Josh acaba barrado na montanha-russa. Revoltado, ele pede à máquina dos desejos para ser grande. No dia seguinte, o pedido foi realizado e a mãe o expulsa de casa, pois não o reconhece após ser transformado em um adulto de 30 anos. Josh, porém, continua sendo apenas uma criança e agora precisa aprender a se relacionar no mundo dos adultos.

Vale ressaltar que a capacidade da Videoteca Lúcio Braun é de 44 lugares, por isso, é recomendado que os interessados cheguem ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Além disso, às 20h30, no sábado (24), a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Com um repertório variado, a Carlos Gomes traz o ‘Cardápio Musical’, formato de apresentação realizada sempre no último sábado do mês, onde o repertório da Banda é escolhido pelo público.

E no domingo (25), a partir das 18h, a Praça do Caiçara, atrás do MACC, recebe o tão aguardado ‘Forró de Todos’, para animar o finzinho de tarde. O evento tem entrada gratuita e contará com a participação do DJ Lukas Mendes, Banda Luacaiana e Trio Praiano.

Serviço

  • Espetáculo Musical: ‘O Violão Brasileiro’ – Brasilidade Contemporânea

Data: 23 de setembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: trocar 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 19h

Classificação livre

Local: Avenida Goiás, 187 – Indaiá (Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 38812623

  • Exposição ‘Primavera de Marisa’ – Marisa Di Giaimo

Abertura: 23 de setembro (sexta-feira) – 18h30

Visitação: de terça a sexta – das 9h às 12h e das 14h às 17h | Aos fins de semana, em dias de espetáculo, a partir das 14h, até 29/10

Local: Avenida Goiás, 187 – Indaiá (Saguão do Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 38812623

  • Teatro Móvel ‘Emcena Brasil’

Data: 24 e 25, sábado e domingo

Horário: das 16h às 21h

Entrada Gratuita

Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (Praça da Cultura) – altura do parque de diversões Trombini

Programação:

24 de Setembro (sábado)

16h – Teatro Infantil: ‘Em busca do segredo esquecido’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Teatro de Mamulengo: ‘As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazenda do Coronel Liborio’

19h – Cinema: Cine Curta Brasil

20h – Circo: ‘Malabarindo’

25 de Setembro (domingo)

16h – Teatro Infantil: ‘Antes que o Galo Cante’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Contação de Histórias: ‘Amigos da Natureza’

19h – Estreia local do Espetáculo de Dança: ‘Coisa Pequena’ – Corpo de Baile de Caraguatatuba

20h – Teatro para adultos: ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 15h30 – Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 16h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 17– às 16h – A Menina e o Porquinho | L

Dia 17 – às 20h – Quero ser Grande | L

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Exposição fotográfica ‘Finito’ – por Felipe Vernizzi

Abertura: 20 de setembro (terça-feira), às 17h

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Exposição ‘Caiçarando na Arte’ – Angélica Santos e Arnaldo Passos

Abertura: 20 de setembro (terça-feira), às 17h

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • Forró de Todos

Data: 25 de setembro (domingo)

Horário: a partir das 18h

Entrada Gratuita

Local: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana

Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/08/2025
Vinte e oito servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto

A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/08/2025
Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar
Alunos plantam árvores em escola municipal durante ação do Projeto Arborizar

Alunos da CEI/Emei Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, passaram pela experiência de plantar árvores na manhã de quinta-feira (14). Uma ação organizada pela Secretaria de Urbanismo, que integra o Projeto Arborizar. Foram plantadas 22 mudas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 espécies frutíferas, como a

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/08/2025
Folclore em Festa celebra tradições populares dia 23 em Caraguatatuba
Folclore em Festa celebra tradições populares dia 23 em Caraguatatuba

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o apoio da Comissão Setorial de Folclore e Tradições Populares, realiza no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 16h, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, mais uma edição do tradicional ‘Folclore em Festa’ – celebração às manifestações

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/08/2025
Inscrições Abertas para Cursos Gratuitos de Excel Básico e Marketing Digital em Caraguatatuba
Inscrições Abertas para Cursos Gratuitos de Excel Básico e Marketing Digital em Caraguatatuba

Dois cursos importantes para ingressar no mercado de trabalho atual estão com inscrições abertas em Caraguatatuba –  Excel Básico e Marketing Digital. As capacitações são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo em Parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC). As inscrições vão até o dia 20 de agosto,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/08/2025