Pesquisar No Site

Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 22/09/2022
Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba
Agenda Cultural conta com várias atrações gratuitas neste fim de semana em Caraguatatuba

Neste fim de semana a programação da Agenda Cultural está repleta de atividades gratuitas para todas as idades. Recreação, teatro, circo, cinema, música e muita diversão é o que aguarda o público.

A primeira atividade da agenda ocorre na sexta-feira (23) com a apresentação do espetáculo musical ‘O Violão Brasileiro’, do trio Brasilidade Contemporânea, às 20h, no Teatro Mario Covas – TMC.

#PraTodosVerem: Brasilidade Contemporânea – divulgação

Os ingressos para o espetáculo podem ser retirados uma hora antes do show na bilheteria do teatro, mediante a troca de 1 kg de alimento não perecível que será enviado à instituição Movimento de Amor ao Próximo – MAP.

Composto pelo trio instrumental de percussão, contrabaixo e violão 7 cordas, o projeto Brasilidade Contemporânea  é formado pelos talentosos músicos Pedro Vercelino, Junior Chiaparini e José Miranda que trará ao  público seu repertório de renomados compositores da música brasileira, com arranjos e canções autorais. A circulação do espetáculo ocorre com o apoio do Edital do Programa de Ação Cultural – ProAC 2021.

No mesmo dia, o saguão do Teatro Mario Covas recebe, a partir das 18h30, a abertura da exposição ‘Primavera com Marisa’, da artista plástica Marisa Di Giaimo. A exposição reúne obras feitas pela artista ao longo de sua carreira e estarão à venda ao público. O valor arrecadado com a venda das obras será destinado à Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Exposição ‘Finito’, no MACC (Foto JC Curtis-Fundacc)

De acordo com Denise Lemes, curadora da exposição e diretora interina do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, “a exposição [Primavera com Marisa] é uma amostra da explosão de frescor, cores, formas e texturas presentes nas obras desta artista de grande sensibilidade ao longo de sua carreira. A arte de Marisa é como a Primavera chegando após um Inverno rigoroso: aquece o espírito e promove liberdade”, declarou.

A exposição ‘Primavera com Marisa’ pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos fins de semana, em dias de espetáculo, a partir das 14h, até o dia 29 de outubro.

Já no sábado e no domingo (24 e 25), a partir das 16h, a trupe da Companhia Abareteatro apresenta o teatro móvel ‘Emcena Brasil’ com uma extensa programação recreativa, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.

O projeto, que transformou um container adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo – fantoche típico do nordeste brasileiro.

Compondo a programação, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta a estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’, às 19h, no domingo. Contemplado pelo ProAC, o espetáculo esteve em circulação nos últimos três meses no Estado de São Paulo.

#PraTodosVerem: Teatro Infantil – “Antes que o Galo Cante” – Tesatro Móvel Emcena Brasil

O ‘Emcena Brasil’ é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. Em Caraguatatuba o projeto ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Fora isso, no MACC, Nhá Rita e Leco Borba apresentam, no sábado (24), a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’, às 14h30 e às 15h30. A apresentação é gratuita e tem como objetivo apresentar ao público as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara.

O museu também conta com novas exposições a partir desta semana. Na sala Carelli I, a mostra ‘Caiçarando da Arte’, de Angélica Santos e Arnaldo Passos, traz obras confeccionadas a partir de materiais recicláveis encontrados pelos artistas.

Na Carelli II, os visitantes poderão apreciar a exposição fotográfica ‘Finito’, que traz imagens captadas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, pelas lentes do fotógrafo Felipe Vernizzi. Composta por uma série de 26 fotografias, a exposição traz fragmentos da Mata Atlântica, dos manguezais e das praias do Litoral Norte.

O MACC tem funcionamento de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 12h às 17h. Para agendar visitas monitoradas basta entrar em contato, em horário comercial, pelo número (12) 3883-9980 ou no email: museucaragua@gmail.com

Em paralelo, a Videoteca Lúcio Braun recebe o projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc.

A primeira sessão do Cine Clube, às 16h, traz a comédia infantil ‘A Menina e o Porquinho’, com Dakota Fanning e Julia Roberts. Nesta aventura, Fern é uma das poucas pessoas a perceber que o porquinho Wilbur é um animal muito especial. Com seu carinho e atenção, ela ajuda a torná-lo um porco vistoso e radiante. Quando se muda para um novo celeiro, Wilbur faz amizade com a aranha Charlotte. Os laços de amizade dos dois fazem com que os demais animais vivam como se fizessem parte de uma família. Porém, quando surge a notícia de que Wilbur em breve será morto, Charlotte busca um meio de convencer o fazendeiro de que ele merece viver.

Às 20h é a vez da comédia ‘Quer ser Grande’, com Tom Hanks. Neste clássico de 1988, após ir a um passeio num parque de diversões, Josh acaba barrado na montanha-russa. Revoltado, ele pede à máquina dos desejos para ser grande. No dia seguinte, o pedido foi realizado e a mãe o expulsa de casa, pois não o reconhece após ser transformado em um adulto de 30 anos. Josh, porém, continua sendo apenas uma criança e agora precisa aprender a se relacionar no mundo dos adultos.

Vale ressaltar que a capacidade da Videoteca Lúcio Braun é de 44 lugares, por isso, é recomendado que os interessados cheguem ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Além disso, às 20h30, no sábado (24), a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Com um repertório variado, a Carlos Gomes traz o ‘Cardápio Musical’, formato de apresentação realizada sempre no último sábado do mês, onde o repertório da Banda é escolhido pelo público.

E no domingo (25), a partir das 18h, a Praça do Caiçara, atrás do MACC, recebe o tão aguardado ‘Forró de Todos’, para animar o finzinho de tarde. O evento tem entrada gratuita e contará com a participação do DJ Lukas Mendes, Banda Luacaiana e Trio Praiano.

Serviço

  • Espetáculo Musical: ‘O Violão Brasileiro’ – Brasilidade Contemporânea

Data: 23 de setembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: trocar 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do teatro a partir das 19h

Classificação livre

Local: Avenida Goiás, 187 – Indaiá (Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 38812623

  • Exposição ‘Primavera de Marisa’ – Marisa Di Giaimo

Abertura: 23 de setembro (sexta-feira) – 18h30

Visitação: de terça a sexta – das 9h às 12h e das 14h às 17h | Aos fins de semana, em dias de espetáculo, a partir das 14h, até 29/10

Local: Avenida Goiás, 187 – Indaiá (Saguão do Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 38812623

  • Teatro Móvel ‘Emcena Brasil’

Data: 24 e 25, sábado e domingo

Horário: das 16h às 21h

Entrada Gratuita

Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (Praça da Cultura) – altura do parque de diversões Trombini

Programação:

24 de Setembro (sábado)

16h – Teatro Infantil: ‘Em busca do segredo esquecido’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Teatro de Mamulengo: ‘As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazenda do Coronel Liborio’

19h – Cinema: Cine Curta Brasil

20h – Circo: ‘Malabarindo’

25 de Setembro (domingo)

16h – Teatro Infantil: ‘Antes que o Galo Cante’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Contação de Histórias: ‘Amigos da Natureza’

19h – Estreia local do Espetáculo de Dança: ‘Coisa Pequena’ – Corpo de Baile de Caraguatatuba

20h – Teatro para adultos: ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 15h30 – Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 16h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 17– às 16h – A Menina e o Porquinho | L

Dia 17 – às 20h – Quero ser Grande | L

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Exposição fotográfica ‘Finito’ – por Felipe Vernizzi

Abertura: 20 de setembro (terça-feira), às 17h

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Exposição ‘Caiçarando na Arte’ – Angélica Santos e Arnaldo Passos

Abertura: 20 de setembro (terça-feira), às 17h

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • Forró de Todos

Data: 25 de setembro (domingo)

Horário: a partir das 18h

Entrada Gratuita

Local: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024