Pesquisar No Site
Hortas Educativas de Caraguatatuba recebem recursos de comunicação acessível
Hortas Educativas de Caraguatatuba recebem recursos de comunicação acessível
A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é executado o projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.

#PraTodosVerem: Crianças do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros posam para foto com educadores da unidade e da Secretaria de Educação. Eles seguram plaquinhas indicativas com comunicação acessível das hortas educativas (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
Buscando promover a inclusão dos estudantes no processo de aprendizagem e a sensibilização sobre a importância da alimentação saudável, a coordenação do projeto, em parceria com o setor de Educação Inclusiva, desenvolveu um kit de placas indicativas para as hortas com recursos de comunicação acessível.
As placas contém tipografia adequada, fonte ampliada, texto em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tecnologia QR Code com direcionamento à plataforma de vídeo com tradução em Libras, além de uma página web com informações nutricionais sobre as hortaliças cultivadas.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou durante a semana a entrega dos dois primeiros kits de placas. A primeira escola contemplada foi a EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, unidade municipal de educação bilíngue para surdos. Através de uma parceria com os professores intérpretes, os alunos surdos e os com deficiência auditiva, participaram da gravação dos vídeos em Libras que foram disponibilizados para acesso através dos QR Codes das placas indicativas. Na sequência, as placas foram entregues no CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão.

#PraTodosVerem: Placa de Boas-Vindas do projeto Horta Educativa da Secretaria de Educação de Caraguatatuba (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)
“A educação ambiental é um braço importante nas práticas de educação para inclusão de pessoas com deficiência e garantia da sua cidadania, por isso deve ser direcionada à cidadania ativa. As hortas funcionam como uma estratégia didático-pedagógica que possibilita desenvolver os cinco sentidos, estimulando habilidades nos estudantes, além de incentivar a alimentação saudável e sustentável”, destacou a secretária.
A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, comentou que todas as hortas receberão o kit. “Aos poucos faremos a entrega em todas as unidades que participam do projeto. Cerca de 30 escolas”.
Na página do projeto Horta Educativa estão disponíveis mais informações, além de fotos e vídeos dos alunos se comunicando em Libras.
Veja Também Recentes
Finais do Campeonato Municipal de Futebol serão neste domingo em Caraguatatuba
O Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba, promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação, tem as decisões das 1ª e 2ª Divisões neste domingo (9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Pela 1ª Divisão, o título será disputado entre E.C. Barranco Alto e E.C. Travessão, às 11h. Antes, às
Caraguatatuba participa de mesa de diálogo sobre equilíbrio ambiental, adaptação e mudanças climáticas
A 2ª Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, contará com a participação de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano,
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam”
Governo do Estado encerra inscrições para guarda-vidas temporários em Caraguatatuba na segunda-feira
As inscrições gratuitas do processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo seguem até a próxima segunda-feira (20), das 9h às 18h, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá ou on-line
Encerramento do projeto “Todas por Elas” destaca atendimento de excelência para conquistar clientes
O cliente é a razão da existência do negócio. Clientes satisfeitos agem como promotores de marketing boca a boca, fornecem avaliação que proporcionam a empresa melhorar produtos e serviços, enquanto a insatisfação pode prejudicar a imagem da marca rapidamente. Esse foi o resumo da palestra “Atendimento que conquista clientes”, com