Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência
Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência
Em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822 -2022), a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (7), a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira e celebração alusiva à data.

#PraTodosVerem: O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala ao microfone durante solenidade do 7 de Setembro (Foto: Luis Gava/PMC)
A praça localizada em frente ao Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi preparada para a solenidade que contou com a presença de autoridades locais, recebidas pelo prefeito Aguilar Junior.
Durante o ato cívico foi realizado o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e a execução dos hinos Nacional e Municipal, pela Banda Municipal Carlos Gomes, com o maestro Evandro Silva, acompanhada pelo Coral Água Viva, sob a regência da maestrina Satiko Uejima.
A programação inicial para o ato cívico contava com atividades descentralizadas, que seriam realizadas em três polos escolares, nas regiões central, norte e sul. Contudo, mas devido à instabilidade do tempo foi alterada e transferida para o teatro.

#PraTodosVerem: Imagem aérea da praça em frente ao Teatro Mario Covas durante ato cívico realizado no dia 7 de setembro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior destacou ser um dia de emoção, onde se faz memória aos 200 anos da Independência do Brasil. “É um dia de reflexão, de análise desse bicentenário, em que devemos avaliar o que progredimos e o que precisa ser evoluído para traçar novos rumos e buscar o melhor para nossa nação”, completou.
Diversas autoridades locais compareceram ao ato cívico, entre elas, o capitão Eduardo Oliveira, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Caraguatatuba; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; a comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos, tenente Érica Ramalho de Macedo, além de vereadores municipais, secretários e servidores públicos das diversas pastas, integrantes dos grupos de Escoteiros Caraguatá e unidade escoteira Filosofia, além de munícipes e visitantes.
Dia da Independência
Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I decretou a Independência do Brasil, colocando fim ao domínio português e permitindo a conquista da autonomia política do país.
Confira aqui os registros da cerimônia oficial deste 7 de setembro!
Veja Também Recentes
Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebe reconhecimento estadual por ações de combate à fome e desperdício
A equipe do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba participou, no último dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, da cerimônia do Prêmio Josué de Castro – Edição 2026, que reconhece iniciativas e pesquisas de destaque no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional. Na
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)
Os contribuintes têm até quinta-feira (29/10) para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Anteriormente, o Decreto Municipal nº 2.578, de 28 de agosto de 2026, tinha prorrogado o prazo da vigência do Refis por mais 60 dias, de
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder
Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e Associação Caraguatás Ambiental (ACA) se reuniram na última quinta-feira (8/10), no Gabinete do Prefeito, para a apresentação de um estudo sobre os impactos provocados pela erosão marinha, ocupação desordenada e mudanças climáticas na dinâmica costeira