Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência

Caraguatatuba realiza ato cívico em celebração ao Bicentenário da Independência
Em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822 -2022), a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (7), a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira e celebração alusiva à data.

#PraTodosVerem: O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala ao microfone durante solenidade do 7 de Setembro (Foto: Luis Gava/PMC)
A praça localizada em frente ao Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi preparada para a solenidade que contou com a presença de autoridades locais, recebidas pelo prefeito Aguilar Junior.
Durante o ato cívico foi realizado o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e a execução dos hinos Nacional e Municipal, pela Banda Municipal Carlos Gomes, com o maestro Evandro Silva, acompanhada pelo Coral Água Viva, sob a regência da maestrina Satiko Uejima.
A programação inicial para o ato cívico contava com atividades descentralizadas, que seriam realizadas em três polos escolares, nas regiões central, norte e sul. Contudo, mas devido à instabilidade do tempo foi alterada e transferida para o teatro.

#PraTodosVerem: Imagem aérea da praça em frente ao Teatro Mario Covas durante ato cívico realizado no dia 7 de setembro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O prefeito Aguilar Junior destacou ser um dia de emoção, onde se faz memória aos 200 anos da Independência do Brasil. “É um dia de reflexão, de análise desse bicentenário, em que devemos avaliar o que progredimos e o que precisa ser evoluído para traçar novos rumos e buscar o melhor para nossa nação”, completou.
Diversas autoridades locais compareceram ao ato cívico, entre elas, o capitão Eduardo Oliveira, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Caraguatatuba; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; a comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos, tenente Érica Ramalho de Macedo, além de vereadores municipais, secretários e servidores públicos das diversas pastas, integrantes dos grupos de Escoteiros Caraguatá e unidade escoteira Filosofia, além de munícipes e visitantes.
Dia da Independência
Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I decretou a Independência do Brasil, colocando fim ao domínio português e permitindo a conquista da autonomia política do país.
Confira aqui os registros da cerimônia oficial deste 7 de setembro!
Veja Também Recentes

Circuito Mares reúne mais de seis mil pessoas em Caraguatatuba com provas inéditas
Caraguatatuba foi sede, no último fim de semana (7 e 8), da 3ª fase do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reuniu provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e movimentou a cidade com cerca de três mil

Caraguatatuba oferece 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Caraguatatuba recebe 1º Encontro de Startups do Litoral Norte
O Governo Municipal de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae-SP, realiza o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte, nos dias 10 e 11 deste mês, na Secretaria de Turismo. O encontro conta ainda com o apoio do Senai e do UpLab e proporcionará aos participantes uma imersão com visitas

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres