Pesquisar No Site
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Estudantes de quatro escolas da rede municipal de Caraguatatuba estão participando de um projeto piloto realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do setor de Projetos da Secretaria de Educação, e a Sabesp.
Iniciado no 1º semestre letivo, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que incluem uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. Em uma atividade dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre como cuidar da natureza.
As atividades do projeto ‘Educa Sabesp’ também preveem uma capacitação para os docentes das unidades que desenvolvem um plano de aula referente ao tema ‘água’.

#PraTodosVerem: Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba durante visita à ETA Porto Novo, atividade do projeto ‘Educa Sabesp’ (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo é que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais, explicou a secretária de Educação, Márcia Paiva. “O projeto foi elaborado em etapas. A primeira delas incluiu a capacitação aos docentes ministrada por profissionais da Sabesp. Na segunda, os professores elaboraram e apresentaram seus planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema em sala de aula, onde os estudantes conseguem visualizar e vivenciar tudo que aprenderam como uma forma de encerramento do projeto”.
A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participam das atividades com os estudantes, explicando sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.
O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.
“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.
Cerca de 170 estudantes das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra participam das atividades piloto este ano.
Até o final do 2º semestre todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.
Confira alguns registros das atividades do projeto ‘Educa Sabesp’
Veja Também Recentes
Macc abre agendamento de visitas guiadas com roteiros de educação patrimonial e exposições
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) está com agenda aberta para as visitas guiadas a partir do mês de agosto para escolas, universidades, instituições e grupos organizados. Mais do que uma visita ao museu, o programa propõe um percurso de descobertas sobre a história de Caraguatatuba. Os
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit
A programação da Rua da Família será suspensa nos dias 9 e 16 de agosto, em Caraguatatuba, devido à comemoração do Dia dos Pais e realização do Aloha Spirit, evento esportivo que movimenta a Praça da Cultura e Praia do Centro. As atividades serão retomadas no dia 23 de agosto.
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade
A Prefeitura de Caraguatatuba reorganizou o modelo de atendimento “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Desde o início de julho, o fluxo passou a concentrar, em um mesmo ambiente, a classificação de risco, a consulta médica e a administração de medicamentos para pacientes de menor complexidade, com
Caraguatatuba capacita profissionais da saúde bucal em primeiros socorros
A Prefeitura de Caraguatatuba capacitou 86 profissionais que atuam na rede odontológica, na última quinta-feira (6), em primeiros socorros. A atividade reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em prótese dentária no Auditório Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, para reforçar o preparo diante de situações de urgência e
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser