Pesquisar No Site

Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental

Publicado em: 05/09/2022
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental
Projeto em parceria com a Sabesp desenvolve aulas práticas de Educação Ambiental

Estudantes de quatro escolas da rede municipal de Caraguatatuba estão participando de um projeto piloto realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do setor de Projetos da Secretaria de Educação, e a Sabesp.

Iniciado no 1º semestre letivo, o ‘Educa Sabesp’ desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que incluem uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. Em uma atividade dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre como cuidar da natureza.

As atividades do projeto ‘Educa Sabesp’ também preveem uma capacitação para os docentes das unidades que desenvolvem um plano de aula referente ao tema ‘água’.

#PraTodosVerem: Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba durante visita à ETA Porto Novo, atividade do projeto ‘Educa Sabesp’ (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo é que os estudantes aprendam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais, explicou a secretária de Educação, Márcia Paiva. “O projeto foi elaborado em etapas. A primeira delas incluiu a capacitação aos docentes ministrada por profissionais da Sabesp. Na segunda, os professores elaboraram e apresentaram seus planos de aula com o tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema em sala de aula, onde os estudantes conseguem visualizar e vivenciar tudo que aprenderam como uma forma de encerramento do projeto”.

A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, participam das atividades com os estudantes, explicando sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências, além de compartilharem suas experiências profissionais.

O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.

Cerca de 170 estudantes das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra participam das atividades piloto este ano.

Até o final do 2º semestre todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.

Confira alguns registros das atividades do projeto ‘Educa Sabesp’

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Concurso de Fotografia para o 'Dia do Observador de Aves' encerra nesta sexta-feira
Concurso de Fotografia para o ‘Dia do Observador de Aves’ encerra nesta sexta-feira

O Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue aberto até esta sexta-feira (26). O evento, que será realizado no dia 16 de maio, marcará a primeira celebração na cidade, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 24/04/2024