Pesquisar No Site

Banco de leite humano de Caraguatatuba presta homenagem às doadoras e firma parceria com a carteira de doação

Publicado em: 29/08/2022
Banco de leite humano de Caraguatatuba presta homenagem às doadoras e firma parceria com a carteira de doação
Banco de leite humano de Caraguatatuba presta homenagem às doadoras e firma parceria com a carteira de doação

Dentro das comemorações do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano de Caraguatatuba reuniu na última sexta-feira (26), 13 mães doadoras para uma homenagem, além de sete pessoas que compõe a rede de apoio.

#PraTodosVerem: Secretária adjunta, presidente do Lions e enfermeira do Banco de Leite entregam bolsa térmica para doadora que segura bebê no colo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Fruto de uma parceria com o Lions Clube, foram entregues às doadoras bolsas térmicas para contribuir no armazenamento e transporte do leite. O kit também é composto de etiqueta adesiva para identificação da coleta de leite, folder explicativo, máscara, touca e o frasco de vidro. “O material agrega valor ao leite com uma melhor conservação durante o trajeto até o Banco. Para nós é uma alegria poder contribuir com a formação dos recém-nascidos e fazer parte deste trabalho tão grandioso”, conta a presidente da instituição Sandra Cajuella.

Além disso, as doadoras também foram presenteadas com a carteira de doação, que permite atendimento preferencial, assim como a doação de sangue.

#PraTodosVerem: Secretária adjunta entrega carteira de doação para mãe que segura bebê no colo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A doadora Mariah Mendes de Oliveira, 24 anos, mãe da Amarilis, de sete meses, conta que sabendo da dificuldade que muitas mães encontram em não conseguir amamentar, procurou o espaço para realizar a doação. “É gratificante saber que de alguma forma estou ajudando várias crianças nos seus primeiros dias de vida”, disse.

A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, parabenizou a todas e destacou que o município só tem a ganhar com essa atitude. “Doação é salvar vidas e vocês são responsáveis por salvar as vidas de muitas crianças. Parabéns!”.

O evento finalizou com a vivência da dança circular promovida pela focalizadora Mara Rojo, com objetivo de fortalecer vínculos entre as mães e os filhos.

Segundo a enfermeira responsável pelo espaço, Ana Cláudia Tripac, por semana, a unidade utiliza, em média, 12 litros de leite. A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela, e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.

Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.

As interessadas em realizar a doação de leite e participar dos grupos de apoio podem procurar a unidade que fica dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba conquista dois títulos no Mundial Feminino de Jiu-Jítsu
Atleta de Caraguatatuba conquista dois títulos no Mundial Feminino de Jiu-Jítsu

A atleta de Caraguatatuba Thuê Martins Peçanha conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial Feminino de Jiu-Jítsu Olímpico 2026. Aos 13 anos, foi campeã nas modalidades Gi e No-Gi no último domingo (9/8), no Centro de Capacitação Física do Exército, na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 13/08/2026
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP

A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 31/08/2026
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses

Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/08/2026
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 26/08/2026
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026