Pesquisar No Site
Palestras conscientizam alunos da rede municipal de Caraguatatuba sobre o risco do uso de cerol
Palestras conscientizam alunos da rede municipal de Caraguatatuba sobre o risco do uso de cerol
A Prefeitura de Caraguatatuba deu início, na última terça-feira (16), à realização de palestras em escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar e orientar os estudantes sobre os perigos do uso de cerol, a conhecida mistura entre cola e vidro, e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas.

#PraTodosVerem: Servidor Alex Catapani fazendo apresentação para sala com alunos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Foto: Divulgação/PMC)
O trabalho faz parte da campanha “Linha Sem Cerol”, executada pela Secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.025/2003, a qual proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição desse tipo de material dentro do município.
A primeira atividade foi realizada na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim. Na ocasião, o fiscal de Posturas, Alex Catapani, levou o assunto para a sala de aula num bate-papo dinâmico, apresentando vídeos e abrindo para perguntas dos alunos. A conversa abordou os danos causados pelo uso de cerol, linha chilena e semelhante, que vão desde prejuízos à rede elétrica, até o ferimento e morte de pessoas.
Com apoio da Secretaria de Educação, a estratégia de conscientização espera alcançar mais de 13 mil crianças e adolescentes matriculados nas 30 unidades públicas de Ensino Fundamental do município. Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a ideia é lembrar que soltar pipa pode continuar sendo um passatempo desde que respeitada as normas da diversão.

#PraTodosVerem: Ampla sala com alunos sentados em cadeiras durante apresentação na EMEF Prof. Euclydes Ferreira (Foto: Divulgação/PMC)
“O cerol é uma substância perigosa, capaz de provocar lesões graves e a morte de pessoas, esse é o alerta principal. A nossa proposta não é proibir a brincadeira, mas reforçar que algumas regras precisam ser seguidas por todos os envolvidos, promovendo uma cultura de mudança na população”, destacou o secretário.
Campanha ‘Linha Sem Cerol’
A campanha, iniciada na primeira quinzena de julho deste ano, foi criada com o intuito de intensificar as ações de fiscalização e orientação quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 1.025/2003, incluindo a verificação de estabelecimentos comerciais e conversas com lojistas sobre a legislação.
O cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156 para denunciar a comercialização e o uso de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br e também pelos aplicativos para celulares Android e iOS, inclusive de forma sigilosa.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba prepara entrega de 20,5 mil kits de uniforme escolar para rede municipal
Caraguatatuba prepara o cronograma de distribuição dos uniformes escolares para os estudantes da rede municipal de ensino a partir do mês de maio. Mais de 20,5 mil kits e 173 mil peças estão sendo organizados para atender estudantes de diferentes etapas, desde o berçário até a Educação de Jovens e
Prefeitura chama mais 15 bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 15 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a
Caraguatatuba promove formação para professores com foco em práticas pedagógicas e educação inclusiva
A rede municipal de ensino de Caraguatatuba promove, nesta semana, duas importantes ações voltadas à formação continuada dos professores, com foco no aprimoramento pedagógico e na educação inclusiva. Na última segunda-feira (6), foi realizado o 1º Momento Formativo de 2026 para docentes do Ensino Fundamental II. A formação ocorreu com
Espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta (17/4), às 15h, o espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” com o grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. A atração tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro com até uma hora de antecedência.
Teatro Mario Covas recebe espetáculo “O Pai” com Fulvio Stefanini neste domingo
O espetáculo “O Pai” chega ao palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, neste domingo (19/4), às 20h. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado na bilheteria do TMC com até uma hora de antecedência. A apresentação integra a programação da cidade, que completa 169 anos de