Pesquisar No Site
Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba
Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba
As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, um dos maiores projetos de drenagem de Caraguatatuba, foi iniciado na manhã desta quarta-feira (3) com a colocação das pedras que formarão o molhe norte, na barra do rio.
O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, dos secretários de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, além do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ronaldo Cheberle, que acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão com as pedras.
O momento representa um marco e legado para a história da cidade, uma vez que o enrocamento é uma promessa desde o começo da gestão e um dos maiores projetos de drenagem, com investimento superior a R$ 42 milhões.
A colocação dos molhes tem por objetivo impulsionar o sistema de drenagem existente no município, além de, proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira, a qual utiliza o rio como meio de subsistência.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior e secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, estão na frente do maquinário na cor laranja que realiza o transporte de pedras para início da obra do enrocamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)
Por isso, o prefeito batalhou pela liberação do projeto. “É uma obra grande e complexa, que precisou de muito estudo para que o projeto pudesse finalmente sair do papel. E esse é só o começo, a partir de agora serão 16 mil viagens de caminhão para transportar as pedras e finalizar os muros norte e sul”, disse.
A obra fará a ligação do Rio Juqueriquerê com o mar, na praia das Flexeiras, por meio de dois molhes (muros de pedra) que serão montados paralelamente ao longo de 1.366 e 1.204 metros de comprimento, respectivamente. Cada muro terá 1,5 metro de profundidade.
O serviço começou pelo molhe norte, com 1.204 metros de extensão, e é feita a preparação do terreno e a base para receber o empilhamento de pedras na faixa de areia.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba faz questionário de Avaliação Psicossocial dos Servidores Públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza a Avaliação Psicossocial dos Servidores até dia 31 de julho, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. No momento do acesso, o CPF é
Instituto de Pesquisas Técnicas realiza levantamento das áreas de risco em Caraguatatuba
Equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba e da Secretaria Municipal de Habitação acompanharam os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o pesquisador e geólogo, Lucas Henrique Sandre, e o técnico especializado em edificações, Rogério Luiz Bastos, em visita aos bairros Jardim Santa Rosa, Olaria, Casabranca, Rio do Ouro e
CULTSP PRO: Inscrições para curso de elaboração e articulação de projetos culturais seguem até quinta-feira
O CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura está com inscrições abertas até quinta-feira (2/7) para o curso gratuito “Elaboração e Articulação de Projetos Culturais”. Em Caraguatatuba, a capacitação será realizada nos dias 25 de julho e 1º de agosto (aos sábados), das 9h às 13h e das 14h
Caraguatatuba conquista pódios e mantém liderança no Circuito Grow Up de Skate
Os atletas de Caraguatatuba voltaram a se destacar na terceira etapa do Circuito Grow Up, válida pelo Campeonato Paulista de Skate, disputada no último fim de semana (27 e 28 de junho). Com nove representantes, a equipe conquistou pódios e manteve o município entre os destaques da competição, que reuniu
Palestra sobre autismo e saúde bucal fortalece rede de apoio a pais atípicos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30/6), a palestra “O autismo e o cuidado com a saúde bucal” no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Ministrada pela cirurgiã-dentista Dra. Lucimara de Oliveira, a atividade forneceu orientação especializada e suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista