Pesquisar No Site
Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba
Prefeitura dá início às obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê e consolida um marco para Caraguatatuba
As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, um dos maiores projetos de drenagem de Caraguatatuba, foi iniciado na manhã desta quarta-feira (3) com a colocação das pedras que formarão o molhe norte, na barra do rio.
O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, dos secretários de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, além do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ronaldo Cheberle, que acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão com as pedras.
O momento representa um marco e legado para a história da cidade, uma vez que o enrocamento é uma promessa desde o começo da gestão e um dos maiores projetos de drenagem, com investimento superior a R$ 42 milhões.
A colocação dos molhes tem por objetivo impulsionar o sistema de drenagem existente no município, além de, proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira, a qual utiliza o rio como meio de subsistência.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior e secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, estão na frente do maquinário na cor laranja que realiza o transporte de pedras para início da obra do enrocamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)
Por isso, o prefeito batalhou pela liberação do projeto. “É uma obra grande e complexa, que precisou de muito estudo para que o projeto pudesse finalmente sair do papel. E esse é só o começo, a partir de agora serão 16 mil viagens de caminhão para transportar as pedras e finalizar os muros norte e sul”, disse.
A obra fará a ligação do Rio Juqueriquerê com o mar, na praia das Flexeiras, por meio de dois molhes (muros de pedra) que serão montados paralelamente ao longo de 1.366 e 1.204 metros de comprimento, respectivamente. Cada muro terá 1,5 metro de profundidade.
O serviço começou pelo molhe norte, com 1.204 metros de extensão, e é feita a preparação do terreno e a base para receber o empilhamento de pedras na faixa de areia.
Veja Também Recentes
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou
Secretaria de Meio Ambiente participa de Feira das Profissões em escola de Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou da Feira das Profissões da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Júnior, na última sexta-feira (28), em Caraguatatuba. A atividade integrou o projeto “A Botânica na Prática”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de aproximar os estudantes de
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para