Pesquisar No Site
Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação
Professores de Caraguatatuba participam de capacitação sobre Tecnologia e Inovação
Em continuidade às ações e projetos realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, uma importante capacitação em Tecnologia e Inovação foi iniciada no último sábado (25). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Caraguatatuba, um grupo de 15 professores da rede municipal de ensino está participando do curso de ‘Introdução à Lógica de Programação’, ministrado pelo prof. Me. Nelson Alves Pinto.

#PraTodosVerem:Professores durante aula sobre Tecnologias e Inovação realizada no IFSP campus Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Com carga horária total de 30 horas-aula, o curso tem como objetivo apresentar modos de trabalhar com o pensamento computacional em sala de aula, além de analisar como ele pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O pensamento computacional é uma estratégia que permite resolver problemas, de forma eficiente, criando soluções genéricas para problemas variados, pertencentes a uma mesma classe, além de abordar os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de algoritmos de programação e algumas formas de representação de algoritmos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas.
A professora coordenadora do projeto Robótica, Rubia Costa, do setor de Informática Educativa, explicou que a capacitação deve desenvolver competências e habilidades para proporcionar aos professores uma visão crítica e sistemática sobre o tema. O conteúdo será acrescido e abordado a partir do 2º semestre letivo nas aulas de Robótica, que já são realizadas no contraturno escolar.
A secretária da Educação, Márcia Paiva, comentou que, além dos investimentos em tecnologia na Educação, é imprescindível a formação continuada: “Temos a convicção sobre a necessidade de que o professor domine as tecnologias digitais de informação e comunicação. Desse modo, ele poderá aplicar e desenvolver junto aos estudantes um processo de ensino engajador e motivador, eficiente e de acordo com a realidade digital que vivemos”, concluiu.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev iniciam na próxima segunda-feira
As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) começam na próxima segunda-feira (17/8), às 10h, no site www.vunesp.com.br. Os salários variam de R$ 1.706,94 a R$ 7.104,30. As taxas
Defesa Civil alerta para onda de calor e risco de incêndios
A Defesa Civil de São Paulo alerta para uma massa de ar quente que deve atuar no estado entre sexta-feira (28) e segunda-feira (31), o que favorece temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em praticamente todo o território paulista, chegando entre 30ºC e 35ºC, com índice
Caraguatatuba capacita profissionais da saúde bucal em primeiros socorros
A Prefeitura de Caraguatatuba capacitou 86 profissionais que atuam na rede odontológica, na última quinta-feira (6), em primeiros socorros. A atividade reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em prótese dentária no Auditório Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, para reforçar o preparo diante de situações de urgência e
Nova eleição on-line da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba é nesta quinta-feira (3/9)
Os servidores públicos escolhem nesta quinta-feira (3/9) 12 representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027, seis titulares e seis suplentes por meio do voto eletrônico. A votação eletrônica é das 6h às 18h, exclusivamente no site http://cipaa.caraguatatuba.sp.gov.br/. Para votar, o servidor