Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba apresenta uso de aplicativo no atendimento às ocorrências

Defesa Civil de Caraguatatuba apresenta uso de aplicativo no atendimento às ocorrências
A utilização de aplicativo de monitoramento com informações da formação de eventos ambientais levou a Defesa Civil de Caraguatatuba a participar de um painel dentro do 1º Encontro de Usuários da Geopixel.
O Geopixel Monitor fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, fez a explanação aos presentes mostrar a evolução do sistema que ajuda as equipes que estão nas ruas comparado ao qual utilizavam anteriormente.

#PraCegoVer: Coordenador da Defesa Civil está ao lado de um telão com a imagem antiga de Caraguatatuba na época da catástrofe de 1967 (Foto: Divulgação/PMC)
“Estamos sempre aprimorando para dar mais agilidade ao serviço. Isso implica em uma visualização mais rápida das áreas de risco e na rapidez ao atendimento”.
Outro ponto importante, conforme ele, é que esses dados chegam automaticamente à coordenadoria e ficam no banco de dados da corporação, de forma a permitir gerenciar a parte operacional com mais brevidade. “Esse novo sistema nos fornece relatórios conforme nossa necessidade e nos baseia nos trabalhos”, explica.
No mesmo dia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu o prêmio ‘Inteligência Municipal’ com o projeto ‘Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais’, que consiste em promover soluções capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e supressão de vegetação, podendo investir em políticas públicas de acordo com a necessidade da população.
“Desde quando assumiu a gestão, em 2017, tinha a ideia de ter um sistema que conseguisse monitorar a cidade em tempo real, com todos os dados do município. Aos poucos vamos implantando serviços e para mim é uma satisfação poder dar andamento a esse sonho. A tecnologia faz a diferença. O gestor precisa entender que é necessário integrar secretarias e gerar números”.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades