Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba apresenta uso de aplicativo no atendimento às ocorrências

Publicado em: 24/06/2022
Defesa Civil de Caraguatatuba apresenta uso de aplicativo no atendimento às ocorrências
Defesa Civil de Caraguatatuba apresenta uso de aplicativo no atendimento às ocorrências

A utilização de aplicativo de monitoramento com informações da formação de eventos ambientais levou a Defesa Civil de Caraguatatuba a participar de um painel dentro do 1º Encontro de Usuários da Geopixel.

O Geopixel Monitor fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, fez a explanação aos presentes mostrar a evolução do sistema que ajuda as equipes que estão nas ruas comparado ao qual utilizavam anteriormente.

#PraCegoVer: Coordenador da Defesa Civil está ao lado de um telão com a imagem antiga de Caraguatatuba na época da catástrofe de 1967 (Foto: Divulgação/PMC)

“Estamos sempre aprimorando para dar mais agilidade ao serviço. Isso implica em uma visualização mais rápida das áreas de risco e na rapidez ao atendimento”.

Outro ponto importante, conforme ele, é que esses dados chegam automaticamente à coordenadoria e ficam no banco de dados da corporação, de forma a permitir gerenciar a parte operacional com mais brevidade. “Esse novo sistema nos fornece relatórios conforme nossa necessidade e nos baseia nos trabalhos”, explica.

No mesmo dia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu o prêmio ‘Inteligência Municipal’ com o projeto ‘Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais’, que consiste em promover soluções capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e supressão de vegetação, podendo investir em políticas públicas de acordo com a necessidade da população.

“Desde quando assumiu a gestão, em 2017, tinha a ideia de ter um sistema que conseguisse monitorar a cidade em tempo real, com todos os dados do município. Aos poucos vamos implantando serviços e para mim é uma satisfação poder dar andamento a esse sonho. A tecnologia faz a diferença. O gestor precisa entender que é necessário integrar secretarias e gerar números”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia novas obras de drenagem na região central
Prefeitura de Caraguatatuba inicia novas obras de drenagem na região central

A Prefeitura de Caraguatatuba deu início a mais uma obra de drenagem no município, desta vez na região central do município. As intervenções ocorrem nas seguintes vias: Avenida Amazonas, Avenida Piauí e Rua Benedita Alves Cruz, passando pela região da Praça do Rádio Amador. Serão utilizados mais de 500 metros

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024