Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências para concessão da limpeza urbana
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências para concessão da limpeza urbana
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou o ciclo de audiências públicas sobre a contratação de uma parceria público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para execução dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no município. As audiências públicas descentralizadas foram realizadas nas últimas quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/5), nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente.
A Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, recebeu a terceira e última reunião na sexta-feira. O prefeito Aguilar Junior participou da audiência, que também foi transmitida pelo canal da Prefeitura de Caraguatatuba no YouTube. Os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas relacionadas à proposta, e mediante inscrição prévia no e-mail licitacao.administracao@caraguatatuba.sp.gov.br até às 16h do dia 25 de maio (quarta-feira), e quem acompanhou a audiência pela internet pôde se manifestar pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível para Android ou IOS na loja do celular).
O prefeito Aguilar Junior disse que sempre procurou uma maneira de melhorar a limpeza pública em Caraguatatuba desde quando assumiu a Prefeitura. “A partir daí, fui a diversos municípios conhecer a realidade de cada um. A gente percebe que cada um tem uma solução com o objetivo de partilhar todo o investimento. Entendo que a PPP é o melhor caminho e trazendo recursos da iniciativa privada, teremos mais eficácia. A população vai ganhar mais”, avaliou.
O presidente do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas de Caraguatatuba e secretário adjunto de Administração, Marcus Bob Gomes, explicou que na PPP a remuneração é vinculada ao desempenho ou a demanda do uso do bem e serviço. “Além disso, o setor público atua ativamente como parte da relação contratual de longo prazo. Quais são as vantagens da PPP? As PPPs permitem que os governos deleguem serviços à iniciativa privada e priorizem atenção e investimentos em áreas como saúde e educação, com melhor desempenho e otimização dos recursos”, destacou.
De acordo com os estudos feitos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, envolve a execução de serviços integrados de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, através da coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final de resíduos sólidos gerados no município.
O contrato com a empresa, que apresentar a melhor técnica e preço na licitação, terá 20 anos de duração. Após a assinatura do contrato, a concessionária ficará responsável pela coleta e transporte do lixo doméstico; coleta manual dos resíduos da construção civil (RCC); varrição manual e mecânica de vias e logradouros públicos; implantação e operação dos três ecopontos existentes; e a operação de transbordo de resíduos sólidos urbanos; além da instalação de um de centro de educação ambiental, uma usina de triagem de resíduos sólidos, uma usina de processamento de RCC e uma estação de transbordo.
A minuta do edital e contrato da parceria público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para execução dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos ainda ficarão disponíveis para consulta pública por um mês. Após esse prazo, a Prefeitura de Caraguatatuba analisará as contribuições recebidas durante a consulta e publicará o edital de licitação para o recebimento das propostas das empresas interessadas em prestar o serviço.
Mais detalhes sobre a PPP da limpeza pública estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc (“Empresa”/ “Licitações”/ “Licitações a partir de janeiro/2022”). A Secretaria de Administração fica na Avenida Siqueira Campos, 44 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8176 (Área de Licitação). O atendimento ao público é das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes
GCM de Caraguatatuba apreendeu duas pessoas por saírem de lanchonete sem pagar
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu, na noite de domingo (13/10), dois sujeitos que tentaram sair de uma lanchonete na Avenida Frei Pacífico Wagner, sem pagar o que consumiram. Segundo os funcionários do local, os indivíduos consumiram alimentos e tentaram pagar com três cartões, mas todos foram recusados.
Nesta sexta tem Hip Hop na Praça do Skate do Massaguaçu
Nesta sexta (11), às 19h, é realizada mais uma edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, na Praça de Lazer José Marcos de Melo, conhecida como Praça do Skate do Massaguaçu. A ação é promovida pela Fundacc, em parceria com o Hip Hop Cultura Urbana. O evento é gratuito e contará
Prefeitura de Caraguatatuba já empossou 279 servidores aprovados do concurso público
A Prefeitura de Caraguatatuba já empossou 279 aprovados de 22 funções do Concurso Público de 2023. Ao todo, 375 foram convocados, mas 96 desistiram. Após a convocação, entrega da documentação e atestar apto no exame admissional, os funcionários recém-admitidos são direcionados para as Secretarias solicitantes. Foram convocados 170 Agentes de
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com obra de drenagem na orla da praia, região do Aruan
Por meio da Secretaria de Obras Públicas, a Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com as obras de ampliação de drenagem na cidade. Um dos trabalhos é o da avenida Geraldo Nogueira da Silva, a avenida da praia, onde está sendo instalada uma rede de águas pluviais. A equipe da Secop trabalha
8ª Semana de Segurança Alimentar: palestra ensina a conservar e evitar desperdícios de alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início às atividades da 8ª Semana de Segurança Alimentar nesta quarta-feira (23), em parceria com o Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans). O evento, na sede do Banco de