Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem
A Defesa Civil de Caraguatatuba está participando da 4ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) de 2022. Essa Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e as aulas ocorrem em formato à distancia (EaD) e presencialmente na cidade de Aparecida, no RMVale, nesta quinta-feira (14).
Por conta da previsão de mau tempo e pelo sobreaviso, os agentes da Defesa Civil da cidade não foram presencialmente à cidade de Aparecida, mas acompanham as aulas online sobre as técnicas de prevenção e combate à incêndio em cobertura vegetal.

#PraCegoVer: Foto mostra equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de 20 cidades do RMVale ouvindo palestra da Defesa Civil Estadual e mostrando alguns instrumentos usados para combater incêndios (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, “com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros”.
A região do Litoral Norte é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e diante isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisa tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.
Outra orientação importante é evitar a limpeza do terreno na época de seca com a utilização do fogo, pois ele pode se propagar de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. O mesmo vale para bitucas de cigarro deixadas em lugar de vegetação. Elas devem ser descartadas em uma das bituqueiras espalhadas pela cidade.
Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.
O que é a estiagem
A estiagem é um fenômeno climático que tem como característica dominante a falta de chuva por longos períodos. Ao contrário da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal, ocorrendo no período de inverno. Por conta de chuva, principal efeito negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano.
Por conta do tempo seco, há mais chances de haver o ressecamento das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias ou agravando as doenças respiratórias como asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.
Veja Também Recentes

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Fazedores de Cultura representam Caraguatatuba no Revelando SP 2025
Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, o Revelando SP, maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. A Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba mantém bom desempenho nos Jogos da Melhor Idade e segue em novas disputas
Caraguatatuba segue com ótimo desempenho na 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com a conquista de 15 medalhas em diversas modalidades. A competição reúne atletas com 60 anos ou mais de 37 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e segue até 7 de junho,

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida

Caraguatatuba conquista vitórias expressivas no Campeonato Metropolitano de Basquete
As equipes de base de Caraguatatuba brilharam no último fim de semana durante mais uma rodada do Campeonato Metropolitano de Basquete, com jogos disputados nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17. No sábado (17), os jogos ocorram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. A rodada começou com a