Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

Publicado em: 14/04/2022
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de Oficina para Operação Estiagem

A Defesa Civil de Caraguatatuba está participando da 4ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) de 2022. Essa Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e as aulas ocorrem em formato à distancia (EaD) e presencialmente na cidade de Aparecida, no RMVale, nesta quinta-feira (14).

Por conta da previsão de mau tempo e pelo sobreaviso, os agentes da Defesa Civil da cidade não foram presencialmente à cidade de Aparecida, mas acompanham as aulas online sobre as técnicas de prevenção e combate à incêndio em cobertura vegetal.

#PraCegoVer: Foto mostra equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de 20 cidades do RMVale ouvindo palestra da Defesa Civil Estadual e mostrando alguns instrumentos usados para combater incêndios (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, “com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros”.

A região do Litoral Norte é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e diante isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisa tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.

Outra orientação importante é evitar a limpeza do terreno na época de seca com a utilização do fogo, pois ele pode se propagar de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas. O mesmo vale para bitucas de cigarro deixadas em lugar de vegetação. Elas devem ser descartadas em uma das bituqueiras espalhadas pela cidade.

Em caso de emergência, a população deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.

O que é a estiagem

A estiagem é um fenômeno climático que tem como característica dominante a falta de chuva por longos períodos. Ao contrário da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal, ocorrendo no período de inverno. Por conta de chuva, principal efeito negativo da estiagem, a prioridade de abastecimento passa a ser o ser humano.

Por conta do tempo seco, há mais chances de haver o ressecamento das vias aéreas, o que acaba facilitando o surgimento de alergias ou agravando as doenças respiratórias como asma, bronquite, dermatites, gripes e resfriados. E como consequência infecções bacterianas secundárias como pneumonia, sinusite, otites e laringites.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024